Por clarissa.sardenberg

Rio - Carnaval é sempre época de muita festa, pouco sono e alimentação um tanto desregulada. O início oficial da folia neste ano ainda vai praticamente coincidir com o fim do horário de verão, na noite do próximo sábado (18) para domingo, e mesmo que muitos sofram mais no início dele, é sempre um período de adaptação. Além de muito glitter e purpurina é imprescindível ninguém ficar sem energia para curtir a 'maratona'. Confira dicas e receitas para se despedir do horário de verão e enfrentar todos os blocos que quiser, pulando cedinho da cama.

"Nesse período de Carnaval as pessoas vão sentir bem mais a mudança de horário, principalmente quem gosta de ir em bloquinhos. Têm aqueles que começam bem no início do dia e o corpo ainda vai estar se adaptando. E aí, a pessoa pode tentar pegar mais leve com álcool porque ele é um 'ladrão' de energia",  afirma o especialista em desenvolvimento pessoal e youtuber Antonio Prates, que já ajudou diversos atletas de alta performance. 

Além de fantasias, é importante investir na alimentação e se hidratar no Carnaval ;Bloco 'Desce, mas não sobe'Foto%3A Maíra Coelho / Agência O Dia

Segundo ele, a dica é substituir ou intercalar as bebidas alcoólicas com uma garrafa d'água para amenizar. "A redução por si só já contribui bastante", afirma. "A pessoa deve curtir, conviver para estar feliz e bem disposta, mas para não ficar com tanta ressaca, pode reduzir", diz.

Mesmo assim, para quem exagerar na folia, há remédio natural! A nutricionista da Clínica Escola Celso Lisboa, Elisa Mendonça, revelou uma receita para hidratar e recuperar o corpo. "Suco verde com couve, água de coco, limão e maçã é excelente", diz a especialista. E nem precisa 'torcer o nariz' porque não tem nada de ruim.

- Água de coco vai repor os sais;
- Limão ajuda na azia e no enjoo;
- Couve é antioxidante;
- Maçã (deve ser madura), por ser bastante doce ajuda a metabolizar o álcool.

*Caso você possa consumir açúcar, pode substituir a maçã pela opção orgânica.

Segundo nutricionista, é essencial levar água e lanche saudável para a maratona de blocosFoto%3A Maíra Coelho / Agência O Dia

Já para enfrentar a maratona de blocos, é importante não dispensar a alimentação que o brasileiro gosta. "A base da alimentação é a comida de verdade...Feijão, arroz, carne, frango, peixe", explica a médica. "O importante na vida e principalmente no Carnaval é evitar alimentos que sejam ultraprocessados, alimentos prontos para consumo, como lasanhas congeladas, por exemplo. Temos que ter muito cuidado com o que comemos na rua, evitar molhos como maioneses e catchups que não venham em sachês, alimentos crus, em conserva e sanduíches prontos", diz ela. A dica é preferir alimentos feitos na hora.

Lanchinho para a folia

As opções saudáveis e para manter o nível de energia alto são levar na bolsa nozes, castanhas ou até mesmo biscoitos de granola ou arroz.

Dicas importantes

- Não pule o café da manhã;

- Atenção às barrinhas de cereal, a maioria delas é rica em açúcar e não vai te ajudar a manter o nível de energia que você precisa. "Leia os ingredientes e o rótulo, se o primeiro deles for xarope, glicose de milho ou flocos de arroz, esqueça", adverte a nutricionista.

- Caso sofra de pressão baixa, redobre os cuidados. "Não pode passar muito tempo sem comer e beber água se já existe o caso da pressão baixa. E no Carnaval a gente se descuida muito. Claro, no 'S.O.S', botar o sal debaixo da língua vai resolver, mas é vital se manter bem alimentado. Abuse das frutas e dos lanchinhos", disse ela.

"Para os meus pacientes que sofrem com pressão baixa, eu sempre brinco que a receita é ter na bolsa: sal, água e uma fruta", contou.

Ferramentas para enfrentar a mudança de horário

Para começar, tente dormir 15 minutos antes do que você costuma ir para cama e nada de muitos excessos. Nestes primeiros dias de adaptação, diminua o consumo de energéticos e cafeína no período da noite. Outra dica de alimentação bem simples, da nutricionista Elisa, para ajudar a regular o sono é não fazer nenhuma alimentação pesada próxima ao horário de dormir.

Para quem já está acostumado a fazer atividades físicas à noite, não há problema nenhum, mas do contrário, não é recomendado começar atividades de alto impacto no período da noite nesta fase, pois o corpo vai ficar mais ativo.

"É importante manter os hábitos de rotina do dia a dia para que a pessoa não sinta baixa de energia", explica Antonio. Ele diz que a hora a mais que se ganha com o fim do horário de verão acaba sendo uma armadilha. "Pode ser um risco para ficar mais cansado por conta de mexer com nosso fuso, já que o corpo vai sofrer um estresse para voltar ao horário antigo", afirmou. 

Você pode gostar