Rio - O Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quarta-feira, 8 de março, dá visibilidade às conquistas femininas ao longo dos tempos: a batalha diária por igualdade de direitos, libertação de padrões opressores e empoderamento para dar e vender. Pegando a data como inspiração, a banda Baphônicas — formada por Chloe Van Damme, nome artístico de Daniel Augusto Barroso, Natasha Fierce (Vinícius Rosalvos) e Ravena Creole (Robson Dinair) — vai se apresentar no bar e restaurante Desacato, no Leblon, na quinta-feira, às 19h. Primeiro exclusivamente composto por drag queens no Rio, o grupo montou um repertório animado especialmente para a data.

“É uma noite para celebrar. Vai ter uma hora de show de cada uma de nós, acompanhadas por um DJ, e por fim, uma performance das três. Vamos fazer músicas pop brasileiras, com uma pegada de ‘girl power’ em todas, e vamos priorizar os temas femininos. Vai ser bem divertido”, diz Ravena.
Ilma Dias, gestora de marketing do Desacato, conta que o show gratuito foi idealizado para ser uma homenagem a todos os tipos de mulheres, e também para festejar a diversidade.
“É uma questão de respeito. Trazer uma banda de drags como atração, além do talento do grupo, é um sinal de que estão convidadas todas as pessoas que se identificarem como mulheres. Aliás, todas as tribos são bem-vindas”, garante.
Ilma conta que o bar tem um histórico de abrir espaço para eventos que levantem bandeiras de combate ao preconceito. “O nome ‘desacato’ não foi escolhido à toa”, diverte-se. “Já tivemos a oportunidade de abrigar desfiles da Daspu (grife de roupas femininas, criada por prostitutas, e lançada em 2005 na Praça Tiradentes). E está nos nossos planos trabalhar cada vez mais nesse caminho”.
A drag Ravena reconhece a importância de os lugares se abrirem para apresentações como esta: “Quando ocupamos também esses espaços, as pessoas se aproximam do universo que desconhecem, isso ajuda a combater o preconceito. Saímos das boates, dos guetos, e ganhamos mais visibilidade”, conclui. Ela revela que a banda foi criada através do grupo Drag-Se, coletivo presente na noite LGBT carioca. O grupo também se prepara para gravar o primeiro CD, totalmente autoral, com muito pop brasileiro. “O show de quinta vai ser uma celebração ao feminino. Como drags nos encontramos nesse universo, então é uma homenagem mesmo. O público pode esperar uma noite cheia de diversão, brilho e ‘close’. Queremos quebrar todos os preconceitos com humor e diversão. É para isso que estamos aí”, convoca Ravena.