Por nara.boechat

Rio - A primeira vez que o argentino Mauricio Wainrot pisou no palco do Theatro Municipal foi para dançar ‘Romeu e Julieta’, ao lado da carioca Nora Esteves. Quatro décadas depois, ele retorna ao mesmo local como renomado coreógrafo, apresentando o espetáculo ‘Carmina Burana’, de Carl Orff, em sete récitas, a partir de hoje. “Antes de voltar, trabalhei com 49 diferentes companhias de dança e posso dizer que o Balé do Theatro Municipal tem um trabalho espetacular! Fora que, após as obras, o lugar ficou ainda mais incrível”, elogia Wainrot.

Fora o balé da casa, todos os outros corpos artísticos do Municipal estão envolvidos com o espetáculo. A Orquestra Sinfônica e o Coro, além de cantores líricos do Coro Infantil da UFRJ, completam a equipe. Através dos movimentos precisos de bailarinos como Cecília Kerche, Francisco Timbó, Márcia Jaqueline e Filipe Moreira, o público presenciará “uma dança com ambição estética contemporânea, entre arquitetura, iluminação e vestuário espetaculares”, como descreve o coreógrafo argentino.

“Trabalhar com os bailarinos da Companhia do Theatro Municipal foi muito fácil. Eles estão sempre bem e contentes. O que é superimportante para um coreógrafo!”, comemora Wainrot, que também apresenta outras duas criações suas no mesmo espetáculo — o pas-de-deux ‘Ecos’, baseado na composição de Samuel Barber, e ‘Chopin Nº 1’.

“Uso a música como um todo. Em cada parte do espetáculo, o corpo de baile tem muito a dizer e dançar”, explica o coreógrafo, superempolgado com a apresentação que marca sua volta ao palco onde brilhou nos anos 70”.

THEATRO MUNICIPAL. Praça Floriano s/nº, Centro (2332-9005). Hoje, às 20h. Amanhã, às 21h. Dom, Às 17h. Dias 27 e 28, às 20h. Dia 31, às 21h. R$ 25 (galeria) a R$ 504 (frisa e camarote).

Você pode gostar