Por karilayn.areias
Rachel SheherazadeRoberto Nemanis/SBT

Rio - Ao voltar de férias e reassumir a bancada do "SBT Brasil", na noite dessa segunda-feira, Rachel Sheherazade foi vetada de expressar opinião no jornal da emissora de Silvio Santos. Marca registrada da jornalista e do colega, Joseval Peixoto, os comentários renderam recentemente embates com partidos políticos e geraram polêmica nas redes sociais, principalmente após o episódio "Adote um bandido".

Um dia após a nova decisão editorial, Rachel defendeu a emissora. "Quem pediu que me calassem foram os partidos políticos PSOL e o PCdoB, que moveram representações contra meu direito à opinião. O SBT não me censurou. Jamais. Muito pelo contrário. Foi essa emissora que abriu as portas para as opiniões na bancada de seus telejornais, ainda no tempo do Boris Casoy. Eu fui contratada, há 3 anos, exatamente para exercer plenamente meu direito de opinião. Prova de que a emissora é, por natureza, uma entusiasta da liberdade de expressão. Se houve censura, certamente ela não partiu do SBT", analisou.

Mais anunciantes e telespectadores

Rachel também comentou que os índices de audiência do telejornal podem ser prejudicados com o novo modelo. "O telejornalismo comentado, analítico e independente conquistou um público imenso. Nossa audiência mais que dobrou nos últimos anos. Conquistamos mais anunciantes e mais telespectadores. Mas, este é um outro momento, e a emissora decidiu novos rumos para o jornalismo. A nós, colaboradores, cabe nos adaptarmos a essa nova mudança. Afinal, a decisão da empresa visa, também, nos preservar", ponderou.

"Sentirei falta"

Por fim, a jornalista ainda lamentou o novo formato. "Não posso avaliar o que o jornalismo e o Brasil perdem com essa decisão. Como cidadã, sou uma defensora da imprensa livre. Como jornalista, sou uma amante do jornalismo opinativo. É claro que sentirei falta desse espaço de opinião que tínhamos no 'SBT Brasil'", concluiu.


Reportagem: Patrícia Moraes

Você pode gostar