Por daniela.lima

Rio - Com graça, pela graça e de graça. O domingo do Dia das Mães tem que ser cheio dela. Pensando nisso, o DIA saiu em busca de programas bacanas e gratuitos, para antes, durante ou depois do almoço. Descobrimos atrações em vários endereços do Rio. De exposições a concertos, passando por passeio turístico na Zona Portuária, aulão de ioga na praia e samba em Madureira. 

A atriz Alexandra Richter e a filha Gabriela%2C no Centro Cultural Banco do Brasil%3A as duas adoraram a exposição ‘Visões na Coleção Ludwig’João Laet / Agência O Dia


Convidamos a atriz Alexandra Richter, a Maura de ‘Malhação’, para conferir um dos passeios. Ela e a filha Gabriela, que completa 12 anos este mês, foram ver de perto a exposição ‘Visões na Coleção Ludwig’, que acaba de estrear no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com obras dos mais expressivos artistas do século 20. “Adoramos o passeio. É muito enriquecedor ver uma exposição como esta,de altíssimo nível, de graça”, disse a atriz, que também está em cartaz no Imperator com a ‘A História de Nós Dois’, peça que oferece 50% de desconto para as mães no domingo: “É o meu presente para elas”.

1 - O Centro Cultural Banco do Brasil é sempre uma boa pedida. Ainda mais agora, com a exposição ‘Visões na Coleção Ludwig’, com 64 obras de uma das mais importantes coleções particulares de arte no mundo e trabalhos de nomes como Picasso e Andy Warhol, entre outros grandes. Também vale conferir a mostra ‘O Cinema de Pierre Etaix’, com filmes do ator, diretor, roteirista e palhaço francês Etaix. No domingo, serão exibidos os longas ‘Terra de Cocagne’ e ‘Meu Tio’, a partir das 16h. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808-2020). De qua a seg, das 9h às 21h. Até 21 de julho.

2 - MUSEU AEROESPACIAL. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história da aviação no Brasil? E o mais bacana: numa mostra com 90 aeronaves de verdade, expostas numa área de mais de 16 mil metros quadrados. Também há mapas, manequins e painéis explicativos. Avenida Marechal Fontenelle 2.000, Campos dos Afonsos (2108-8954). De ter a sex, das 9h às 15h. Sáb, dom e feriado, das 9h30 às 16h.

3 - FIM DE SEMANA DO LIVRO. Uma miscelânea cultural no Largo da Prainha e seus arredores, no Centro. Assim será a segunda edição do Fim de Semana do Livro, com uma programação cultural que vai de bate-papo com escritores, artistas, antropólogos e jornalistas a passeios turísticos guiados pela Zona Portuária, passando por espetáculos de teatro, shows e gastronomia. Entre os destaques de domingo, a peça ‘Dona Mulata e Triunfo’ (foto), na Pedra do Sal, às 19h. O show fica a cargo de Fabiana Cozza e Marcelino Freire . Largo da Prainha 4, Zona Portuária. Domingo, das 10h às 22h.

Alexandra e Maria Gabriela visitam a exposição ‘Visões’%2C e apreciam a obra ‘Querubins’%2C de Jeff KoonsJoão Laet / Agência O Dia


4 - FEIRA DAS YABÁS. O evento já é tradicional na Zona Norte. É uma mistura gostosa de gastronomia e samba. De um lado, as barracas de quitutes das tias da Portela (tem até a famosa feijoada da Tia Surica), de outro, a roda de samba comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, que sempre recebe convidados. Neste Dia da Mães, ele divide o palco com Reinaldo, o Príncipe do Pagode. Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz. Domingo, a partir das 13h.

5 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO. O Festival abriu para o público hoje. São cerca de 200 apresentações espalhadas por toda a cidade. Ao todo, 54 companhias do Brasil e do exterior se revezam em montagens que trazem o que há de mais moderno no universo do circo. No domingo tem ‘Futebol Voador’, da paulista Cia Base, no Parque Madureira, às 13h e às 17h; e 'Somewhere and Nowhere', da On Company (foto), no Circo Crescer e Viver, às 18h. Parque Madureira: Rua Soares Caldeira 115, Madureira. Circo Crescer e Viver: Rua Carmo Neto 143, Praça Onze.

6 - MOSTRA CULTURAL NO PARQUE LAGE. Música, dança, teatro, jongo, caxambu, circo, Folia de Reis, artes visuais, gastronomia e feira de artesanato. Tem de tudo um pouco para agradar às mães que forem ao Parque Lage neste domingo. Os eventos são parte da programação de entrega do Prêmio de Cultura do Estado do Rio, que, este ano, se estendeu por todo o fim de semana. A premiação é na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, mas as atrações estarão por todo o espaço. Destaque para a Roda de Samba da Pedra do Sal (21h30). Parque Lage. Domingo, das 11h às 23h. 

7 - CONCERTO. Para as mamães que gostam do universo erudito, a dica é conferir a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Praça de Eventos do Shopping Grande Rio. Com instrumentos de corda, os músicos vão interpretar obras clássicas de compositores como Mozart, Strauss e Villa-Lobos. Shopping Grande Rio. Rua Maria Soares Sendas 111, São João de Meriti. Domingo, às 17h. 

8 - TEATRO DE GRAÇA. Os teatros Leblon e João Caetano terão entrada gratuita para as mamães. No primeiro, está a peça ‘O Estranho Caso do Cachorro Morto’ (foto), adaptação de Simon Stephens com Silvia Buarque no elenco. No João Caetano, a mãe entra de graça e o filho paga meia para assistir a ‘Deixa Clarear’, sobre a sambista Clara Nunes. Teatro Leblon. Rua Conde de Bernadotte 26, Leblon. Domingo, às 20h. Teatro João Caetano. Praça Tiradentes s/nº, Centro. Domingo, às 19h. 

9 - HOMENAGEM A ALAIN RESNAIS. Nossa dica para as mães cinéfilas é aproveitar o último dia de uma mostra no Museu de Arte Moderna (MAM), em homenagem ao francês Alain Resnais, um dos mais importantes cineastas do mundo. Em cartaz: ‘A Guerra Acabou’, de 1966, com Yves Montand e Ingrid Thulin. Avenida Infante Dom Henrique 85, Aterro do Flamengo. Domingo, às 18h. 

10 - IOGA E SHOW DE JAZZ NA PRAIA. Antes do almoço, para relaxar, um aulão de ioga em plena Praia de Copacabana, com Lila Shakti, e apresentação do mantra ‘Jay Ma’, espécie de oração de origem hinduísta em homenagem ao aspecto feminino. E para fechar um Dia das Mães bem relax, ainda na praia, show de jazz com o saxofonista Ronaldo Martins. No repertório, releituras de clássicos da bossa nova e MPB. Quiosque da Globo. Avenida Atlântica, altura da Miguel Lemos, Copacabana. Domingo, das 9h às 10h (aulão), das 10h às 11h (mantra) e às 17h (jazz). 

Reportagem: Beatriz Inhudes e Regiane Jesus

Você pode gostar