Por daniela.lima

Rio - Com um monstro renovado, "Godzilla" entra em cartaz no Brasil nesta quinta-feira com uma trama que abre espaço para os dramas humanos, com um elenco que inclui os atores Bryan Cranston (do seriado "Breaking Bad") e Aaron Taylor-Johnson (de "Kick-Ass"). O primeiro filme com o monstro gigante estreou em 1954 no Japão, e desde então Godzilla tornou-se uma das mais famosas criaturas dos quadrinhos e dos filmes. 

Godzilla%2C criatura marinha de 60 anos%2C já estrelou 28 filmes Divulgação


Confira 20 curiosidades sobre Godzilla

1- O monstro foi visto pela primeira vez em 1954, no filme "Godzilla", produzido pela japonesa Toho Film Company Ltd.

2- Até agora foram produzidos 28 filmes sobre o monstro.

3- Godzilla foi uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishiro Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsuburaya, e do compositor Akira Ifukube.

4- Godzilla chegou aos EUA pela primeira vez em 1956, no filme "Godzilla, o Rei dos Monstros", uma americanização do original "Godzilla", com novo roteiro e novas cenas estreladas por Raymond Burr como o repórter Steve Martin.

5- O monstro gigante apareceu também nos desenhos animados de Hanna-Barbera ("Godzilla: Hora Poderosa") e Adelaide Productions ("Godzilla The Series").

6- O filme "Godzilla" (2014) comemora os 60 anos do monstro. O longa conta com 960 efeitos visuais, 327 deles sendo usados diretamente no personagem Godzilla.

7- Godzilla também foi introduzido nos quadrinhos. O autor Doug Moench publicou uma série do monstro pela Marvel Comics, de 1977 a 1979, e fez parte também da Universo Marvel. Recentemente a Dark Horse publicou novas histórias sobre o Godzilla.

8- O filme "Godzilla" de 1998, com Matthew Broderick, faturou US$ 379 milhões (R$ 836 milhões), mais do que "Batman Begins" (2005) - mesmo assim, foi considerado um fiasco. 

'Godzilla' entra em cartaz no Brasil nesta quinta-feiraDivulgação


9- Existem 30 filmes na série oficial de Godzilla, entre eles 2 remakes norte-americanos e 13 de versões, incluindo uma com o gorila King Kong. 

10- Eiji Tsuburaya, o diretor de efeitos especiais do filme, inicialmente via Godzilla como um polvo gigante, depois pensou no monstro mais parecido com um dinossauro.

11- O departamento de efeitos sonoros testou diversos rugidos de animais para o Godzilla, mas nenhum se encaixava em um animal tão grande. Akira Ifukube inventou o rugido de Godzilla usando uma luva de couro áspera revestida de resina que passava ao longo das cordas de um contrabaixo, gravando o som que ecoava.

12- O estúdio inicialmente quis fazer Godzilla (1954) em stop-motion, mas não conseguiu devido ao orçamento.

13- A roupa original do Godzilla pesava 91 quilos e media 1,98 metro.

14- Era comum que o suor do ator que ficava dentro da roupa do monstro enchesse um copo de água ao final das gravações.

15- O nome original do filme de 1954 era “Gojira”, uma mistura de "gorila" ("gorira" em japonês) e baleia ("kujira" em japônes).

16- Na época de seu lançamento, "Godzilla" foi o filme japonês mais caro a ser produzido, e quase faliu o estúdio responsável.

17- No longa de 1954, Godzilla destrói o “Toho Theater”, em Tóquio (Japão). Quando o filme foi exibido no local, os espectadores achavam que o prédio estava de fato sendo atacado, o que fez alguns fugirem do cinema.

18- Fã de "Godzilla", o ditador Kim-Jong Il sequestrou o diretor de um dos filmes para ele fazer uma versão alternativa do filme, chamado “Pulgasari”.

19- Godzilla tem uma estrela na calçada da fama de Hollywood.

20- Godzilla lutou contra 25 monstros diferentes. Até Batman chegou a ser cotado para batalhar contra ele, mas não o fizeram porque nem super-heróis conseguiriam derrotar o Rei dos Monstros.

Você pode gostar