Por tabata.uchoa
Gabriela Pugliesi é um fenômeno do InstagramDivulgação

Rio - Os mais de 600 mil seguidores da blogueira fitness Gabriela Pugliesi estão em festa: o fenômeno do Instagram acaba de lançar seu primeiro livro, ‘Raio X’ (Réptil Editora, 174 págs., R$ 50), onde ensina a ter uma rotina saudável sem perder o prazer. “Meu livro é 100% motivacional. Quero mostrar o que aprendi em anos de dietas frustradas até conseguir uma vida equilibrada”, diz Gabriela.

Na obra, é possível conferir mais da intimidade da paulista, como a época em que era criança e a família dizia que ela precisava perder peso. “Era o estereótipo da menina gordinha. Na adolescência, quando a vaidade bateu, eu não queria mais ser daquele jeito. E a maturidade só reforçou isso”, lembra. A ajuda da mãe, Vera Minelli, foi essencial nessa fase. “Desde que criei um perfil voltado para o fitness no Instagram e o blog ‘Tips4Life’, minha mãe é parada na rua por outras mães de crianças e adolescentes com excesso de peso. Muitas pessoas lhe pedem conselhos sobre como devem lidar com o problema.”

Com dedicação, Gabriela foi emagrecendo, e gostou tanto do resultado que decidiu mostrar seus exercícios na web. No fim de 2012, ela criou um perfil no Instagram e em apenas um ano já era um sucesso no aplicativo. “Alimentação saudável é uma das coisas mais importantes do mundo. As pessoas têm que compreender que, para se manter magra, é preciso se entender consigo mesma. A construção de um mundo melhor começa com a vida saudável e a recuperação da autoestima.”

Aos 28 anos, Gabriela pesa 59kg e tem 1,70m de altura. Faz musculação três vezes na semana, pedala, nada, dança e faz pilates. “As pessoas querem ser magras comendo coxinha no sofá. Um dia, ok, mas sacrifícios são necessários. Não dá para ter tudo na vida.”

Para ter o corpão de Pugliesi:

“Saiba a hora certa para comer besteira.”

“Não tenha preguiça de treinar, nem que seja 20 minutos do seu dia.”

“Beba água durante o dia. Todo mundo sabe essa, mas pouca gente leva a sério.”

“Durma bem. Gente, é tão importante dormir pelo menos 8 horas!”

“Fracione as refeições. Dou a mesma importância para as seis refeições do dia. Não como muito porque é almoço nem pouco porque é lanche. É a mesma quantidade, a mesma qualidade também. Coma cada duas ou três horas. Isso foi essencial para minha vida.”
“Não coma carboidratos em excesso. E escolha os bons carboidratos, como batata doce, quinoa, arroz integral e mandioca.”

“Faça a refeição ficar nutritiva e de uma forma que te sacie muito mais. Exemplo: quase não como fruta pura, sempre coloco linhaça ou aveia.”

Cardápio da musa: Leve e variado

Cafe da manhã: “Quando eu treino, faço um shake com frutas e cereais. Algumas vezes, tomo um copo de suco verde. Não gosto de treinar com a barriga muito cheia. Quando não treino de manhã ou no fim de semana, que tenho mais tempo para o café, gosto de comer cereal. Misturo vários cereais, sou viciada mesmo. Tomo com leite de amêndoas e frutas ou tapioca com geleia.”

Lanche da manhã: “Sempre frutas com linhaça ou uma barrinha de carboidrato de manhã.”

Almoço: “Um prato de quinoa ou arroz integral com frango, salada e legumes, de preferência os verdes, brócolis, aspargos, abobrinha ou chuchu.”

Lanche da tarde: “Geralmente como uma barrinha de proteína. Também gosto de tomar um copo de iogurte.”

Jantar: “Um prato com omelete e salada verde ou um prato de sopa de legumes.”

Você pode gostar