Por daniela.lima

Rio - Patrick Stewart e James McAvoy agora são um só. Os astros estão no elenco de ‘X-Men — Dias de Um Futuro Esquecido’, novo filme da franquia, que estreia no Brasil na próxima quinta-feira, dividindo um único personagem: Charles Xavier. Tal como fazem grandes amigos, eles partilham raivas, medos, frustrações, paixões e expectativas através do Professor X, o líder dos mutantes do bem. E, ao que tudo indica, tornaram-se, de fato, grandes amigos. Durante a coletiva de lançamento do longa, em São Paulo, os dois eram só elogios um ao outro. 

James McAvoy e Patrick Stewart gostaram tanto da ponte estaiada%2C em São Paulo%2C que fizeram questão de tirar uma foto no localDivulgação


McAvoy mal tinha entrado na sala para iniciar a entrevista e já lançou: “Sou fã de Patrick Stweart desde os 10 anos de idade, por causa de ‘Jornada nas Estrelas’. Foi tenso chegar até Patrick para ser Charles. Sei que vou ser julgado, mas foi uma honra.” E Stewart respondeu: “É uma admiração mútua. Tenho acompanhado e admirado o trabalho dele (McAvoy) há algum tempo. E, de vez em quando, o cinema nos proporciona momentos especiais, como você trabalhar ao lado de quem é fã.”

Quando perguntados sobre as qualidades (boas ou más) que percebiam um no outro, a rasgação de seda teve sequência. “Fiquei fascinado ao ouvir James falando sobre sua infância e de como se sentia (McAvoy disse que, se tivesse algum superpoder quando era criança, gostaria de fazer com que as pessoas gostassem dele). Hoje, vejo atores de muito sucesso que, como James, se sentiam sozinhos e sem confiança na infância e, ainda assim, se colocaram na frente e foram adiante.” McAvoy não ficou atrás: “Para mim, o Patrick é um exemplo incrível de ator. Acho que todos os atores mais novos o veem assim, não só pela experiência. Ele é aberto, generoso. É bonito ver isso.”

Em ‘X-Men — Dias de um Futuro Esquecido’, dirigido por Bryan Singer, os inimigos são máquinas: os Sentinelas criados por Bolívar (Peter Dinklage). Eles querem exterminar da Terra todos os X-Men, que lutam pela própria sobrevivência. Para impedir sua aniquilação, os mutantes enviam a consciência de Wolverine (Hugh Jackman) para o passado, a fim de que ele consiga mudar acontecimentos e, assim, transformar a realidade.

Uma das cenas mais emblemáticas do novo longa, marcante tanto para Stewart como para McAvoy, é quando o jovem Xavier entra na mente de Logan/Wolverine, vai para o futuro e se encontra com o velho Xavier. No set de filmagens, esse encontro aconteceu no primeiro dia de McAvoy e no último de Stewart, que confessou ter ficado um tanto nervoso:

“Essa cena é o ápice da história do jovem Charles. Mas contracenar com alguém que interpretou o personagem por 14 anos me deixou um pouco apreensivo.” Antes disso, os dois atores nunca haviam se falado. E mal tiveram tempo de ensaiar. James McAvoy sugeriu interpretarem um com o nariz encostado no do outro. Patrick Stewart concordou que essa proximidade criaria uma sensação de intimidade. Pronto: a amizade deve ter nascido por aí.

Você pode gostar