Por daniela.lima

Rio - O imponente Cine Odeon, palco de grandes eventos culturais no Rio, localizado na Cinelândia, fechará suas portas por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira. O prédio inaugurado em 1926 passará por manutenção e segundo o Grupo Estação - responsável pela administração do local - não há garantias de que o prédio ficará pronto para o Festival do Rio. 

Cine Odeon pode ficar fechado durante o Festival do RioFernando Souza / Agência O Dia


Em nota oficial, o Grupo Estação explicou que o "Sr Odeon", que está prestes a completar 90 anos precisa de um "check up", mas pontua que o cinema não está encerrando suas atividades, conforme foi divulgado nesta segunda-feira pelo Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas - RJ. "Em princípio o fechamento é provisório. O Odeon completará 90 anos em 2016 e um Sr. dessa idade precisa de "check up" periódico", diz a nota.

O grupo está com dificuldades financeiras para custear a manutenção, por isso não há como precisar a duração da obra. "Temos muitas coisas de manutenção urgentes a serem feitas. Não há data ainda de reabertura porque ainda estamos fechando o patrocínio para essas intervenções. Mas por enquanto ainda não é THE END", aponta o Estação.

Marcelo França Mendes, um dos sócios do Grupo Estação, frisa que o Odeon fechará apenas para obras, desmentindo a nota publicada nas redes sociais de que o cinema havia encerrado de vez suas atividades. "O Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas RJ, a qual nem somos filiados, não poderia ter veiculado uma informação incompleta e alarmista como o fechamento do Odeon sem ter ao menos falado conosco. Puro oportunismo e está me dando um trabalhão. Toda a imprensa está me procurando para falar sobre um assunto e no momento não há nada a ser dito. O Odeon está fechando para a realização de serviços de manutenção e não tem prazo de reabertura porque ainda estamos fechando o plano de ação e o orçamento, além de tentar obter os recursos para que tudo seja feito da melhor maneira e o mais rapidamente possível", esclarece Mendes.

Fechado durante a Copa

No ano passado durante o Festival do Rio o Odeon precisou cancelar algumas sessões de gala por conta de manifestações. Na ocasião, explicaram a opção de cancelar os eventos para evitar riscos ao patrimônio e à segurança do público. "Optamos fechar durante a Copa porque se houver manifestações como no ano passado na Cinelândia nem valeria a pena abrir".

Você pode gostar