Por karilayn.areias

Rio - A Feira Literária de Paraty 2014 (Flip) já começou para a alegria dos amantes da literatura. Com uma programação riquíssima, que inclui palestras, debates, shows e lançamento de livros, neste ano o evento terá a presença de Marcos Bassini, que escreve para o "Livros em Construção", blog do O DIA

Capa do livro 'Senhorita K'%2C de Marcos BassiniReprodução Internet

O autor fará duas apresentações na programação Off Flip (que vai além da programação tradicional) deste ano. A primeira é o "Haicai Combat", que é um desafio em que os participantes deverão recitar poemas autorais curtos. No embate, cada poeta leva três poemas curtos para duelar nas três etapas: eliminatória, semifinal e final.

Os poemas devem seguir a forma do gênero haicai ou ser compostos por no máximo quatro versos livres e curtos. Ao final das etapas, é escolhido um vencedor que receberá prêmios especiais, conforme explica o organizador do desafio.

"O 'Haicai Combat' é muito interessante. Às vezes os saraus são longos e o haicai combat não deixa tempo para isso acontecer", afirma Bassini. Outro ponto curioso, é que durante o duelo o juiz é um lutador verídico. "Já que é um combate chamamos um lutador de verdade", enfatiza o colunista. O duelo de 'Haicai Combat' acontece nesta quinta-feira, às 18h.

A segunda participação de Bassini fica por conta da mesa redonda na qual apresentará seu livro "Senhorita K". O bate-papo, que acontece no dia 2 de agosto, às 17h30, contará também com o autor Guille Thomazi (Gado Novo). Já a mediação da mesa será feita por Valéria Martins.

Serviço: Off Flip. Câmara dos Vereadores, Rua Doutor Samuel Costa, 29, Centro Histórico. Mesa redonda. Rua Santa Rita, 178, Centro Histórico.

Debate sobre o futuro do livro

O Clube de Autores, que participa pelo quinto ano consecutivo da Flip vai promover um debate sobre o futuro do livro na era digital e direitos autorais. Essa discussão faz parte do circuito conhecido como "Off Flip", que conta ainda com o "Circuito de Pratos Literários da Gastronomia Sustentável", em que produtores apresentam pratos em homenagem a escritores da literatura nacional e mundial. Bate-papo sobre cinema, stands com venda de livros, performance baseados em obras literárias, shows, entre outras coisas. Confira a programação completa no site: http://www.paraty.com.br/flip/off_flip.asp.


Você pode gostar