Programas gratuitos e cheios de qualidade animam o fim de semana

Circo, teatro, dança, show e até ioga para pais e filhos estão na agenda. Confira a lista que O DIA preparou

Por daniela.lima

Rio - Não adianta tentar tapar o sol com a peneira: virada de mês é sempre uma luta injusta entre o salário e as contas. Não significa, porém, que o povo tem que ficar em casa, choramingando e contando as horas para o salário ser depositado. Para quem não sabe, tem muito programa bom rolando de graça no Rio, com o mesmo apuro e qualidade dos eventos pagos. É só não torcer o nariz quando ouvir a palavra ‘grátis’. O ator Luka Ribeiro é desses que não dispensa bons programas com a filha, Valentina, de 5 anos. Tanto faz se é pago ou de graça. 

No centro%2C o ator Luka Ribeiro e sua filha%2C Valentina%2C com os Irmãos Brothers%3A eles estarão na plateia do espetáculo da trupeJoão Laet / Agência O Dia


“Existe a impressão errada de que, se é grátis, não tem qualidade. Uma pena que tanta gente ainda pense assim. Podem estar perdendo excelentes oportunidades de diversão sem desembolsar nada para isso. Recentemente, levei minha filha para assistir a uma peça infantil gratuita e ela adorou. Neste fim de semana, minha ideia é levá-la em Santa Teresa, que por si só rende um ótimo passeio, para assistir ao espetáculo dos Irmãos Brothers. Com o pouco que viu aqui, ela já se interessou”, contou Luka, que fez uma foto para esta reportagem junto com o grupo, que apresenta o espetáculo ‘Circo dos Irmãos Brothers’ neste fim de semana e no próximo, no Parque das Ruínas.

A apresentação, que integra o projeto ‘Irmãos Brothers no Parque’, reúne oito artista que tocam, cantam, fazem acrobacia e palhaçaria. “A cultura é um direito de todos e, por isso, deve, sim, ter suporte tanto da iniciativa pública como da privada. E isso tem acontecido cada vez mais no Rio, através de editais para a liberação de recursos. É ótimo. Cultura não é supérfluo”, avalia Alberto Magalhães, um dos fundadores e integrante dos Irmãos Brothers.

E tem muito mais com entrada franca no fim de semana, como ioga para pais e filhos, também em Santa Teresa; dança contemporânea na Penha; oficinas infantis no Anima Mundi; apresentação de Hyldon em Copacabana; exposições de Dalí e Miró no Centro. É só chegar.

Mostra reúne 150 peças de Salvador Dalí no CCBBDivulgação



SEM COLOCAR A MÃO NO BOLSO

Danças populares e ioga lúdica em Santa Teresa.
O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, preparou uma programação atraente. Amanhã, roda de danças populares com a Cia Banto. Além da dança, workshop, ensaio de canto e exibição de documentário. No domingo, haverá ioga lúdica para adultos e crianças, com Jaya Paula Pravaz. A ideia é trabalhar o físico e fortalecer os vínculos afetivos através de brincadeiras corporais. Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. Rua Monte Alegre 306, Santa Teresa (2215-0618). Amanhã, das 15h às 18h. Dom, das 11h ao meio-dia.

Espetáculo na Arena Dicró.
A Arena Dicró, na Penha, recebe neste fim de semana e no próximo, o espetáculo de dança contemporânea ‘Katana’, com a Cia R.E.C. (Recreação em Cadeia). É o início de uma série de apresentações da companhia pelas arenas cariocas. No palco, cinco bailarinos apresentam movimentos inspirados em lutas, games e quadrinhos. Arena Dicró. Parque Ari Barroso s/nº, Penha (3486-7643). Amanhã, dom e dias 9 e 10 de agosto, às 16h.

Exposição de Dalí no CCBB. Entre as exposições mais bacanas em cartaz no Rio está ‘Salvador Dalí’, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com 150 obras do artista espanhol, entre pinturas, gravuras, documentos, fotografias e ilustrações. A mostra abrange diversas fases criativas do pintor, com ênfase no período surrealista, que o consagrou. CCBB. Rua Primeiro de Março 66, Centro (3808- 2020). De qua a seg, das 9h às 21h. Até 22 de setembro.

Exposição de Miró na Caixa Cultural. Outra excelente exposição em cartaz por aqui é ‘A Magia de Miró’, na Caixa Cultural, com 69 desenhos e gravuras do artista, também grande expoente do surrealismo e exímio gravurista. A mostra reúne, ainda, 23 fotografias em preto e branco de Miró, registradas pelo curador da exposição, Alfredo Melgar, fotógrafo galerista em Paris. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso 25, Centro. De ter a dom, das 10h às 21h. Até 28 de setembro.

Feira do Lavradio. É aquela feira charmosa que rola todo primeiro sábado de cada mês na Rua do Lavradio, na Lapa. O nome certo é Feira Rio Antigo, mas todo mundo conhece como Feira do Lavradio. Neste fim de semana tem novidade. Além dos 400 expositores, antiquários, sebos, restaurantes, bares e shows que integram a programação, entra em cena o projeto Circuito, em que espaços de artes e exposições do entorno vão promover seus eventos. Estão agendados: roda de choro, das 14h às 15h, em frente ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticia; show do Grupo Scenarium, às 15h, e Pixin-Bodega, às 16h30, em palco montado em frente à Praça Emilinha Borba. Rua do Lavradio (entre as avenidas Mem de Sá e Rio Branco). Amanhã, das 10h às 19h.

Hyldon em Copacabana. Para quem não sabe, nos anos 70, o cantor Hyldon foi, ao lado de Tim Maia, um dos principais expoentes da soul music nacional. São dele os clássicos ‘Na Rua, na Chuva, na Fazenda’ e ‘As Dores do Mundo’. Pois bem: neste fim de semana, Hyldon volta a dar o ar da graça. Ele faz show na Praia de Copacabana, na estreia do projeto Tardes de Domingo, cheio de revivals. Quiosque da Globo. Avenida Atlântica, altura da Rua Miguel Lemos. Dom, às 17h.

Mostra de Circo no Parque das Ruínas. A banda-trupe Irmãos Brothers invade o Parque dos Ruínas, em Santa Teresa, neste fim de semana, para apresentar ‘O Circo dos Irmãos Brothers’. É espetáculo para toda a família. Os caras tocam e, de repente, deixam os instrumentos para fazer números de equilíbrio e palhaçaria. Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa (2215-0621). Sáb e dom, a partir das 16h. Até 10 de agosto.

Oficinas do Anima Mundi. Este é o último fim de semana do Anima Mundi, maior festival de animação das Américas, que acontece no Rio e em São Paulo. As exibições são pagas, OK. Mas
o festival tem oficinas gratuitas que podem render um ótimo programa. Nossa dica são os eventos da Fundição Progresso: oficinas de areia, desenho animado e massinha para crianças, além de performance da artista multimídia americana Miwa Matreyek, com expressão corporal e animação. Fundição Progresso. Rua dos Arcos 24, Lapa (2220-5070). Oficinas: hoje, amanhã e dom, das 13h às 19h. Performance: hoje, às 19h; amanhã e dom, às 17h e 18h.

Teatro nos Parques. O Teatro nos Parques é o maior circuito de teatro de rua do país e está rolando no Rio desde 19 de julho. Ao todo, serão 16 apresentações ao ar livre. Neste fim de semana, o endereço
é o Parque dos Patins. Na programação, ‘A Fantástica História do Circo Tomara que Não Chova’, teatro de bonecos com o grupo carioca Imaginário, amanhã, e a montagem infantil ‘Bichos do Brasil’, do grupo Pia Fraus, de São Paulo, no domingo. Parque dos Patins. Avenida Borges de Medeiros s/nº, Lagoa (na altura do Jockey Club). Amanhã e dom, às 11h e às 16h. Programação completa do circuito em: www.teatronosparques.com.br

Troca-troca de livros e mostras no Imperator. Neste domingo, o espaço realiza mais um troca-troca de livros. É parecido com o esquema das figurinhas: você leva os títulos que não quer mais para trocar
por outros que ainda não leu. A criançada adora. E ainda vai rolar contação de histórias com Giovanna Olivieri. Para quem curte exposições, o espaço oferece duas: ‘Nó na Madeira’, em homenagem a João Nogueira, com fotos, discografia interativa em TV e objetos pessoais, e ‘Permanências — Beth Carvalho’, em homenagem aos 49 anos de carreira da sambista, com vídeos, discos e fotografias raras. Imperator. Rua Dias da Cruz 170, Méier (2597-3897). Troca-troca: dom, das 10h às 14h. Mostras: de seg a sex, das 13h às 22h. Sáb e dom, das 10h às 22h.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia