Rio - O psicanalista Theo Cecatto, vivido por Zécarlos Machado, está de volta ao consultório. A partir de amanhã, às 22h30, no GNT, a terceira temporada da série ‘Sessão de Terapia’ traz o terapeuta envolvido com novos pacientes e conflitos. Baseada no seriado israelense ‘Be’Tipul’ e dirigida por Selton Mello, a trama chega também com histórias inéditas, criadas pela roteirista Jaqueline Vargas, sem ligação alguma com o original, que teve apenas duas temporadas.
“Estamos fazendo 35 episódios com textos inéditos. Dos mais de 30 países que adaptaram o seriado, só o Brasil fez isso. É uma grande novidade e que gera muitas expectativas”, diz Zécarlos Machado.
Apesar de tratar de um tema que não é muito popular, as duas primeiras temporadas de ‘Sessão de Terapia’ conquistaram uma boa repercussão junto ao público e à crítica. O que surpreendeu até o elenco. “De fato, não é um assunto popular. O ritmo da série exige que a pessoa esteja atenta para ouvir. Mas acho que o público estava carente de temas como este, que abordam a alma humana”, analisa o protagonista.
Zécarlos também acredita que a série contribuiu para reduzir o estigma que a terapia carrega. Tanto que ouviu muitos relatos de profissionais sobre o aumento do número de pacientes nos consultórios. “Ainda existe muito preconceito, mas a série derrubou alguns tabus. Isso é motivo de orgulho. Ela está fazendo um serviço social na área de saúde”, valoriza o ator.
Se na produção da Moonshot, em parceria com o GNT, Zécarlos se empenha no papel do psicanalista que tenta ajudar seus pacientes a resolver suas questões, na vida real ele nunca fez terapia. Casado com a atriz e psicóloga Rosa Grobman, com quem tem dois filhos, ele conta que a mulher deu pequenas dicas para compor o personagem. A leitura de mestres da terapia como Sigmund Freud, Carl Jung e Lacan, e a consultoria de grupos de estudos e psicólogos orientaram o seu trabalho.
“A série tocou em questões que me ajudaram muito como ser humano”, garante o ator. “Se tiver uma oportunidade, vou fazer terapia.”
Na terceira temporada, Theo volta de um período de descanso e reflexão. Mas, ao retomar suas atividades, descobre que o filho mais velho, Rafael (Johnnas Oliva), está envolvido com drogas.
Paralelamente ao drama familiar, ele segue atendendo seus novos pacientes a cada dia: a professora de literatura Bianca (Letícia Sabatella), o adolescente alcoólatra Diego (Ravel Andrade), o empresário gay enrustido Felipe (Rafael Lozano) e a professora Milena (Paula Possani), que tem Transtorno Obsessivo Compulsivo. E, nos episódios das sextas, Theo frequenta um grupo de psicólogos liderados por Evandro (Fernando Eiras).






