Por daniela.lima

Belém - Criado inicialmente como um festival de rock, o Se Rasgum, em Belém, aos poucos se abriu para outros ritmos musicais. Mas o gênero nunca perdeu seu lugar no evento, que na 9ª edição, que começou nesta quarta-feira, tem uma peculiaridade: três bandas que foram sucesso no cenário alternativo carioca dos anos 90 se apresentam. Pelvs, Gangrena Gasosa e Acabou La Tequila mostram que estão firmes e fortes com suas participações no evento.

Banda Pelvs se apresenta na nona edição do festivalMarcelo Damaso /Divulgação


"Na verdade, foi coincidência. Depois olhando a escalação que constatamos que era três bandas independentes de nichos completamente distintos que estão na grade de programação. O que mostra que os anos 90 tiveram uma grande importância no rock nacional. Aquilo era rock independente: uma banda de saravá metal, uma indie que canta em inglês e uma que antecipou toda uma tendência de misturada de estilos e modo shuffle", explica o diretor artístico do Se Rasgum, Marcelo Damaso.

"Hoje em dia a cena é mais forte, mais organizada, mas bandas que nasceram na época pré-internet despertarem interesse nas pessoas e sobreviverem bem produzindo música de qualidade é mais uma prova do quanto a cena carioca dos anos 90 contribuiu pra música alternativa no Brasil", defende o vocalista do Gangrena, Angelo Arede, que toca sexta-feira no Hangar, na mesma noite do Acabou La Tequila..

Dos três grupos, apenas o Acabou La Tequila já tocou na cidade, uma vez. "Foi um pocket-show, quando alguns dos integrantes vieram acompanhando (o tecladista da Jovem Guarda) Lafayette, no show Lafayette e Os Tremendões. Mas ainda assim deu pouca gente", lembra Damaso.

As bandas comemoram a participação. "Faz tempo que o público do Norte e do Nordeste nos cobra apresentações por lá, e agora vamos corresponder com juros o apoio que sempre nos deram. Sempre fui louco pra levar a Gangrena Gasosa para o berço da música percussiva do Brasil e certamente o Se Rasgum nos abrirá o caminho pra mostrarmos o nosso som mais vezes pra essa galera que respira ritmo", torce Angelo Arede.

"Nossa expectativa é a melhor possível. Tenho um carinho muito grande pela cidade, onde meus pais nasceram e foram criados. Além disso, é muito bacana tocar na mesma noite de Arnaldo Antunes e Violeta de Outono, em um festival prestigiado como o Se Rasgum", conta Rafael Genu, baixista da Pelvs, que faz show sábado no Hangar.

Em suas oito edições anteriores, o Se Rasgum recebeu atrações distintas como Ben Kweller (Estados Unidos), Mundo Livre S/A, Pato Fu, André Abujamra, Tom Zé, Móveis Coloniais de Acaju, Jards Macalé, Pélico, Bonde do Rolê, além de talentos locais como Mestre Vieira, Felipe Cordeiro, Pinduca e Toni Soares, entre muitos outros.

Você pode gostar