Por daniela.lima

Rio - Será que a Baixada Fluminense está se tornando um novo polo de cinéfilos e de cineastas? Só nesse fim de semana são dois eventos, um em Nova Iguaçu (o primeiro Festival do Cineclube Banga na Baixada, que comemora 18 anos da produtora Cavídeo) e outro em Duque de Caxias (a segunda edição do Ver Cine — Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense, que depois segue para os municípios de Mesquita e Seropédica).

Festivais trazem na programação filmes como ‘L.A.P.A’ Divulgação


“Aqui há muita produção, e têm tido mais festivais, o que é fundamental. Sem eles, os filmes não escoam”, conta Flávio Machado, produtor do Ver Cine. “Tivemos só um filme da Baixada em 2013 e esse ano temos oito. Queremos mais!” O evento é competitivo, com voto do público, e abriga filmes independentes premiados em outros festivais, como ‘O Dia Que a Terra Não Acabou’, de Getúlio Ribeiro, cineasta da Baixada.

No Banga, a Cavídeo revê sua obra com filmes como ‘L.A.P..A.’, de Cavi Borges e Emilio Domingos (hoje, às 19h) e ‘Mentiras Sinceras’, de Pedro Asbeg (amanhã, às 19h30, com Malvino Salvador). “Sempre filmamos a Baixada e desenvolvemos parcerias por lá. Esse evento é para agradecer à galera local, que sempre prestigiou nossos filmes e eventos”, diz o produtor Cavi Borges. 

CINECLUBE BANGA. Complexo Cultural Nova Iguaçu.Rua Getúlio Vargas 51, Centro, Nova Iguaçu (2667-6208). Hoje, às 19h. Amanhã, às 18h. Dom, às 17h. Saiba mais em www.facebook.com/bangacineclube. VER CINE. Museu Ciência e Vida. Rua Aílton da Costa s/nº, Duque de Caxias (2671-7797). De hoje a domingo, às 13h15 e 15h. Saiba mais em www.vercine.com.br.

Você pode gostar