Por daniela.lima

Rio - ‘Tudo Acontece em Nova York’ (‘Swim Little Fish Swim’) é um daqueles filmes capazes de mostrar a vida de uma forma crua, porém doce. Dirigida por Ruben Amar e Lola Bessis (que também atua), a trama ganha contornos de comédia dramática e nos apresenta um universo onde os sonhos dos personagens conflitam com a realidade que o mundo os impõe.

O ator Dustin Guy Defa na pele do músico frustrado LeewardDivulgação


Esse universo idealista é representado pela jovem artista Lilas (Lolo Bessis) e o desempregado músico Leeward (Dustin Guy Defa). Ela é uma francesa que tenta provar para a mãe (Anne Consigny) o valor de seu trabalho e encontrar um curador para exibi-lo em Nova York. Ele se nega a ‘entrar no sistema capitalista’ e arcar com suas responsabilidades financeiras como pai de família.

Entre esses dois personagens principais está a filha pequena de Leeward (Olivia Costello) e a esposa dele (Brooke Bloom). É ela quem sustenta a família e não suporta mais o discurso idealista do marido. A situação entre eles só piora quando o músico hospeda Lilas em sua casa.

Cada um dos quatro tem interesses e uma forma bem diferente de ver o mundo. Mesmo assim, demonstram muito afeto e, no decorrer do longa, um está sempre influenciando as ações dos outros.

‘Tudo Acontece em Nova York’ poderia cair no clichê e ser mais uma crônica sobre algumas figuras destacadas da frenética rotina da cidade. Porém, o resultado vai além. Principalmente pela construção do personagem de Dustin Guy Defa, dotado de uma humanidade e pureza que se sobressaem às suas utopias quase infantis.

Você pode gostar