Por daniela.lima

Rio - Muito se fala dos clássicos do cinema norte-americano, inglês ou francês. Mas a pequena Dinamarca, no norte da Europa, é um país com uma produção relevante, que o público carioca terá a oportunidade de conhecer melhor a partir desta quinta-feira. O Instituto Cultural da Dinamarca, em parceria com o Cine Joia, promove na cidade uma mostra com filmes dinamarqueses que tiveram poucas oportunidades de exibição nacional. ‘Joias do Cinema Dinamarquês’ conta com a curadoria de Raphael Camacho, programador do Cine Joia, e fica em cartaz de 4 a 10 de setembro.

“Esta é a segunda parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca. Após termos exibido o filme ‘Ninfomaníaca II’, no primeiro semestre, agora temos seis filmes inéditos”, destaca Camacho.

A estreia, quinta-feira, às 19h40, traz o longa ‘Applause’, de 2009, seguido de ‘Marie Krøyer’, de 2012, às 21h40, sempre no Cine Joia (Avenida Nossa Senhora de Copacabana 680, Copacabana). A mostra apresenta ainda os títulos ‘Dirch’ (2011), ‘Brotherhood’ (2009), ‘Hvidsten Gruppen’ (2012) e ‘Uma Família’ (2009).

‘’É muito importante para o Instituto Cultural da Dinamarca e para o nosso país que tenha uma mostra de cinema como esta”, comemora Maibrit Thomsen, diretora da instituição.

“Através destes filmes, os brasileiros poderão conhecer um pouco mais sobre os nossos costumes, aspectos sociais, lugares emblemáticos e tradições. Acredito que projetos onde o público encontra a arte de outro país são um verdadeiro intercâmbio cultural”, diz.

Você pode gostar