'Violinista hip hop' vem pela primeira vez ao Brasil

Revelação internacional, a norte-americana Lindsey Stirling mistura música clássica com batidas eletrônicas e dança

Por nicolas.satriano

Rio - Aos 28 anos, a violinista, dançarina, cantora e compositora norte-americana Lindsey Stirling vem sendo apontada como uma artista muito inovadora e ousada. Conhecida como ‘violinista hip hop’, ela traz pela primeira vez ao Brasil, dia 11 de abril, no Citibank Hall, sua mistura da música clássica com a energia contagiante da dança e da música eletrônica.

“O violino é mais associado com a música clássica do que com o universo pop, mas o resultado da mistura fica ótimo. Deveria ter mais artistas fazendo isso”, comenta Lindsey.

Deveria mesmo, o que ajudaria a diminuir o preconceito que ela revela sofrer por parte de músicos mais conservadores ao colocar o violino a serviço dos beats eletrônicos. “São pessoas que acham que o instrumento só pode ser tocado de uma forma. Cada um tem sua opinião, eu acho que pode-se fazer música da maneira que se quiser. Eu vivo desse jeito”, decreta ela.

Revelada no reality ‘America’s Got Talent’%2C a artista quer conhecer novas pessoas e músicas no BrasilDivulgação

Lindsey foi revelada no reality televisivo ‘America’s Got Talent’. Foi eliminada nas quartas de final, mas ganhou atenção do público. “Você não é uma pessoa sem talento, mas não é boa suficiente para que saia voando por aí ao mesmo tempo em que toca violino”, disparou um dos jurados.

“Muitas pessoas me disseram pelo caminho qual era o meu estilo e que a música que faço não pode ser comercializável”, respondeu ela.

Os números atestam o contrário: hoje, ela acumula um milhão de singles vendidos, mais de meio bilhão de visualizações no YouTube, sucessos entre as primeiras colocações da ‘Billboard’ e shows esgotados por todo o mundo. A vinda ao Brasil promete incrementar ainda mais seu som: “Amo ir a diferentes partes do mundo e entrar na cultura local, conhecer pessoas e músicas diferentes, que me ajudam a fazer a minha música.”

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia