Rio - Vencer a resistência natural que boa parte do público demonstra ter quando pensa em visitar ambientes dedicados a exposições. Essa é a meta da segunda edição do ‘Circuito Integrado das Galerias de Arte’ (Ciga), que, na próxima sexta-feira e sábado, vai promover programações especiais com abertura de exposições, visitas guiadas e performances, entre outras atividades, em mais de 20 galerias do Rio. Eventos semelhantes ao Ciga já acontecem em outras cidades do mundo, sempre levando o público para dentro das galerias, como o Chelsea Galleries, em Nova Iorque, e o Gallery Night, com edições em Londres e Buenos Aires.
“Já há algum tempo notamos que, para uma grande parte do público, o ato de visitar galerias de arte ainda é um programa incomum. Há um distanciamento entre as as pessoas e esse tipo de espaço. Com eventos como o Ciga, desejamos que as pessoas transformem programas assim em hábito nos seus momentos de lazer e descobrimento. Queremos que elas mantenham contato com a arte durante o ano inteiro”, explica Brenda Valansi, sócia da ‘ArtRio’, feira internacional de arte contemporânea responsável pela criação e também organização do circuito.
Entre as novidades desta segunda edição, haverá vans que irão circular pelo roteiro criado pelos organizadores, levando o público de uma galeria para a outra. O Ciga ganhará também um aplicativo móvel desenvolvido pela Artsy.net, um dos mais acessados portais de arte do mundo.
O aplicativo funciona como um guia móvel customizado, onde cada pessoa escolherá como vai organizar sua visitação pelas galerias. Com o mapa completo do evento, é possível para o visitante marcar seus artistas favoritos e galerias de maior interesse. O software poderá indicar, ainda, o preço de cada uma das obras, valor de mercado do artista e últimas exposições.
“O aplicativo também poderá sugerir outros conteúdos de interesse relativos às escolhas principais feitas pelos visitantes, assim como obras que possam ser de maior interesse. Tudo de acordo com sua busca inicial”, finaliza Brenda.