Por roberta.campos

Rio - ‘Hip Hop Lapa, sábado Zoeira/Levantar poeira, não? Tô de bobeira/Se quiser zoar, esse é o lugar/Riachuelo 19 L.A.P.A’. No refrão da ‘Melô da Zoeira’, gravado em 1999, Marcelo D2, Marechal e Aori indicavam o endereço de um grande espaço de celebração do rap carioca: a festa Zoeira HipHop, na extinta Sinuca Palácio dos Arcos.

De volta aos anos 90%3A dançarinos de break na festa Zoeira HipHopLeo Braz / Divulgação


Os três MCs são alguns dos expoentes do gênero que frequentavam o lugar, retratado na capa do disco ‘Usuário’ e no clipe ‘Legalize Já’, ambos da banda Planet Hemp. Mesmo com o fechamento da Sinuca, em 2001, a festa nunca deixou de existir. Elza Cohen, fotógrafa, produtora e idealizadora da Zoeira, levou a experiência para São Paulo, onde a noite continuou com convidados como KLJay, do Racionais MC’s. Passados 17 anos desde as primeiras edições, a festa volta ao bairro de origem no próximo sábado, no La Paz Club.

A sinuca, como lembra Elza Cohen, era um antigo casarão em uma Lapa abandonada — o fechamento da casa de shows Circo Voador havia esfriado a vida noturna da área. “Nenhum outro lugar iria aceitar a gente”, lembra, rindo. Os grafiteiros Binho Ribeiro e Akuma coloriram as paredes, transformando o ambiente em uma “espécie de galeria urbana”.

Aos poucos, MCs e dançarinos de break começaram a chegar. Marcelo D2 foi o primeiro DJ da festa. Dali em diante, a cada edição apresentavam-se os nomes que marcariam a história do hip hop carioca. Entre eles, BNegão, DJ Castro (Quinto Andar) e Negralha (O Rappa). Marechal era o mestre de cerimônia, coordenando as apresentações de freestyle que aconteciam no palco. Sobre a Zoeira HipHop, o MC resume: “Sem ela, sem eu.”

Conforme a festa foi crescendo, o espaço deixou de ser só dos agentes do hip hop, recebendo celebridades brasileiras e até internacionais, como Bon Jovi. “Minha festa de rap virou a mais democrática do mundo”, diverte-se Elza. “Isso divulgou a cultura do hip hop carioca, que é muito bonita.”

O ator João Velho tinha 14 anos quando frequentava a Zoeira na Lapa. “Essa época marcou a minha vida. Guardo isso com muito carinho.” Promoter da festa, ele espera reviver o clima dos anos 90 misturado com as novidades da cena contemporânea: “Vai ser um encontro da galera de cabelo branco com o pessoal de hoje em dia”, antecipa o filho da atriz Cissa Guimarães.

Elza pretende fotografar os rostos desses personagens, fazendo um mapeamento do movimento. “Vai ser emocionante demais”, espera.

Você pode gostar