Vida de atriz em livro para adolescentes

Na obra 'Escândalo', protagonista contracena com atores

Por karilayn.areias

Rio - Tammy Luciano já posou para umas 500 fotos com fãs desde o primeiro dia da Bienal do Livro. “Há 12 anos eu fico de plantão na Bienal, todos os dias, das dez às 22h. É quase um pagamento de promessa”, brinca a escritora, popular entre meninas adolescentes. Ela bate ponto diariamente no estande de sua editora na Bienal, mas só lança de fato o sexto livro, ‘Escândalo!!!’ (Ed. Valentina, 320 págs, R$ 34,90), no sábado, às 13h.

Tammy trocou a carreira de atriz pela de escritora e lança ‘Escândalo’Divulgação

“Minha ideia é ser mais uma comunicadora do que uma escritora”, conta ela, que grava vídeos para seu canal no YouTube com conselhos para as leitoras. “Falo coisas como: ‘Você não está encalhada, está encantada’”, conta. E, às vezes, ela se espanta com a repercussão do próprio trabalho. “Uma menina veio falar comigo chorando muito, aqui na Bienal, e disse que meu livro tinha mudado a vida dela. Ela tinha sido expulsa de casa pelo pai e ficou pelas ruas. E a única coisa que ela tinha era um livro meu. Hoje mora com o namorado e disse que nunca ia esquecer os conselhos que ponho nos livros.”

No novo trabalho, Tammy mergulha num universo que conheceu antes de virar escritora: o das atrizes de televisão. Conta a história de Belinda, uma bela menina de olhos azuis que, aos 19 anos, é vendida pelo pai para uma tia, que a leva de Ladário (MS), onde a menina morava, para o Rio de Janeiro. Belinda passa a ser maltratada pela senhora e foge de casa, até se tornar figurante e atriz por acaso. Famosos como Marco Pigossi, Flávia Alessandra e Marcello Novaes “contracenam” com Belinda no decorrer da história.

“Gostaria de entregar o livro a eles. Cheguei a encontrar com a Flávia uma vez num programa. O nome dela me veio na cabeça assim que comecei a escrever. Vejo muito da Grazi Massafera na Belinda também, um pouco do jeito dela”, diz Tammy. Como atriz, ela chegou a trabalhar em vários episódios do programa ‘Linha Direta’, exibido na década passada pela Globo.

Livro é febre entre adolescentesDivulgação

“Fiz 17 capítulos e morri em 16 deles. Também participei da novela ‘Uga Uga’ e de ‘A Grande Família’. Foi uma personagem que aparecia no táxi do Agostinho. Mas acho que realizei minha vontade de trabalhar em novela com a Belinda, que vira atriz”, brinca. Tammy começou a escrever publicando crônicas em jornais. “Mas escrevi uma crônica sobre a modelo Fernanda Vogel (morta em 2001) e a mãe dela me chamou para fazer sua biografia (‘Fernanda Vogel — Na Passarela da Vida’). Até então, meu objetivo era viver escrevendo peças”, conta ela, que também dá aulas de teatro no Retiro dos Artistas.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia