Por karilayn.areias

Rio - Tammy Luciano já posou para umas 500 fotos com fãs desde o primeiro dia da Bienal do Livro. “Há 12 anos eu fico de plantão na Bienal, todos os dias, das dez às 22h. É quase um pagamento de promessa”, brinca a escritora, popular entre meninas adolescentes. Ela bate ponto diariamente no estande de sua editora na Bienal, mas só lança de fato o sexto livro, ‘Escândalo!!!’ (Ed. Valentina, 320 págs, R$ 34,90), no sábado, às 13h.

Tammy trocou a carreira de atriz pela de escritora e lança ‘Escândalo’Divulgação

“Minha ideia é ser mais uma comunicadora do que uma escritora”, conta ela, que grava vídeos para seu canal no YouTube com conselhos para as leitoras. “Falo coisas como: ‘Você não está encalhada, está encantada’”, conta. E, às vezes, ela se espanta com a repercussão do próprio trabalho. “Uma menina veio falar comigo chorando muito, aqui na Bienal, e disse que meu livro tinha mudado a vida dela. Ela tinha sido expulsa de casa pelo pai e ficou pelas ruas. E a única coisa que ela tinha era um livro meu. Hoje mora com o namorado e disse que nunca ia esquecer os conselhos que ponho nos livros.”

No novo trabalho, Tammy mergulha num universo que conheceu antes de virar escritora: o das atrizes de televisão. Conta a história de Belinda, uma bela menina de olhos azuis que, aos 19 anos, é vendida pelo pai para uma tia, que a leva de Ladário (MS), onde a menina morava, para o Rio de Janeiro. Belinda passa a ser maltratada pela senhora e foge de casa, até se tornar figurante e atriz por acaso. Famosos como Marco Pigossi, Flávia Alessandra e Marcello Novaes “contracenam” com Belinda no decorrer da história.

“Gostaria de entregar o livro a eles. Cheguei a encontrar com a Flávia uma vez num programa. O nome dela me veio na cabeça assim que comecei a escrever. Vejo muito da Grazi Massafera na Belinda também, um pouco do jeito dela”, diz Tammy. Como atriz, ela chegou a trabalhar em vários episódios do programa ‘Linha Direta’, exibido na década passada pela Globo.

Livro é febre entre adolescentesDivulgação

“Fiz 17 capítulos e morri em 16 deles. Também participei da novela ‘Uga Uga’ e de ‘A Grande Família’. Foi uma personagem que aparecia no táxi do Agostinho. Mas acho que realizei minha vontade de trabalhar em novela com a Belinda, que vira atriz”, brinca. Tammy começou a escrever publicando crônicas em jornais. “Mas escrevi uma crônica sobre a modelo Fernanda Vogel (morta em 2001) e a mãe dela me chamou para fazer sua biografia (‘Fernanda Vogel — Na Passarela da Vida’). Até então, meu objetivo era viver escrevendo peças”, conta ela, que também dá aulas de teatro no Retiro dos Artistas.

Você pode gostar