Por tabata.uchoa

Rio - Ter uma obra de arte em casa não é para qualquer um. Muito menos de uma artista plástica renomada como Fayga Ostrower, que produziu ininterruptamente por 60 anos, até a sua morte, em 2001. E foi com o objetivo de aproximar a obra da autora do grande público que está sendo lançado hoje, às 19h, na Fundação Getúlio Vargas, o livro ‘Fayga Ostrower’ (Insight Comunicação, 120 páginas, R$ 220), que tem curadoria de Anna Bella Geiger e conta com 48 reproduções destacáveis, que permitem ao leitor emoldurá-las.

Essa xilogravura sobre papel foi produzida pela artista em 1971Divulgação

“Era um desejo da minha mãe que as pessoas tivessem mais acesso às suas obras, que pudessem apreciar o seu olhar para o mundo, para a vida. O livro também tem uma versão e-book, mas a diferença é que quem baixar pela internet não terá as reproduções em papel de alta qualidade”, diz Noni Ostrower, que é presidente do Instituto Fayga Ostrower.

Além da seleção das obras mais emblemáticas de Fayga Ostrower, o livro, escrito em português e inglês, traz textos sobre a artista. “Minha mãe era professora de Teoria da Arte, estava sempre fazendo reflexões sobre os principais artistas do mundo, mas pouco falava sobre as suas obras. Esse livro é importante para divulgar o trabalho dela, que se encontra exposto em museus aqui do Brasil e de vários países. Só no do Instituto Fayga Ostrower temos mais de 1.200 peças”, conta Noni.

Reportagem: Regiane Jesus

Você pode gostar