Por tabata.uchoa

Rio - Se o mercado de música em streaming (transmissão direta pela internet) virou a nova mania, para os organizadores do ciclo de encontros e palestras Rio Music Buzz, ele já não é novidade há tempos. A terceira edição do evento de música acontece de hoje a quarta no Centro Cultural Light, e já desvenda os mistérios do comércio por plataformas como Deezer e Spotify.

“A questão hoje é saber quem são os intermediários e em como isso interfere na remuneração de quem põe música na internet”, conta Luciana Pegorer, diretora executiva da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) e curadora do evento. “Também buscamos uma abrangência de conteúdo, falando de rádio, de audiovisual.”

Além de nomes brasileiros como o músico Thomas Roth e o executivo Marcelo Castello Branco, o evento tem palestras com a presidente do conselho do Grammy Latino, a argentina Laura Tesoriero, com o músico americano Joel High (autor de trilhas para a TriStar Pictures, que divide a mesa com a equipe de criação da trilha do seriado ‘Gaby Estrella’, do canal Gloob).

A britânica Hanna Grzeszczyk, cofundadora da agência MediaIP Rights, de Londres, fala sobre direitos conexos. A programação está em riomusicbuzz.com.br. “A ideia é que o evento todo foque em gente criativa e inovadora”, diz o americano Mark Frieser, mediador do Rio Music Buzz e curador do evento de música Sync Summit. 

Você pode gostar