Por bianca.lobianco
Roberto Justus%3A 'Eu não durmo de terno'. Famoso será o novo apresentador de 'A Fazenda'Edu Moraes / Record

Rio - Um Roberto Justus mais leve, descontraído e informal. É assim que o apresentador pretende que o público o veja no comando da oitava edição de ‘A Fazenda’, que estreia hoje na Record. Para assumir o reality rural no posto de Britto Jr., ele abandonou o estilo formal, sempre de terno e gravata, para adotar um visual mais despojado, com calça jeans e camisa. Diferentemente do jeito durão e intolerante que o marcou em ‘O Aprendiz’, Justus também promete não pegar tão pesado com os 16 participantes, que concorrem a um prêmio de R$ 2 milhões.

“As pessoas acham que uso terno para tudo. Eu não durmo de terno!”, brinca o apresentador, que prefere deixar de lado acessórios como chapéu e botas. “É o visual caricato do fazendeiro. Acho que não tem necessidade disso. Primeiro, porque não tem chapéu que caiba na minha cabeça, tenho um cabeção enorme! Segundo, porque é um exagero.”

Apesar de contar com duas estilistas para ajudá-lo, Justus escolhe o próprio figurino. “Eu compro minhas roupas. Com isso, não dou despesa para a produção”, conta, bem-humorado. No entanto, mais importante do que o visual, ele salienta que o programa vai lhe dar a chance de mostrar seu outro lado, mais descontraído e brincalhão, e desfazer a imagem do chefe carrasco que incorporou em ‘O Aprendiz’.

“A gente se adapta às situações. Na vida da gente também é assim. Era um reality em que eu tinha que ser duro, em que eu judiava das pessoas. ‘A Fazenda’ é um reality mais estratégico. Aqui, sou o apresentador Roberto do dia a dia normal. Quer saber? Vai ser muito bom na minha vida eu não meter mais medo nas pessoas”, diz ele, acrescentando que tem empregados com mais 15 e 20 anos de trabalho. “Não sou como o chefe durão do reality. Na minha empresa, as pessoas adoram trabalhar comigo.”

Justus ainda não tem ideia de como agir quando surgirem os inevitáveis barracos entre os participantes. Mas ele deixa claro que aquele jeitão enérgico e rigoroso pode vir à tona a qualquer momento para intervir em uma discussão.

“Vou deixar acontecer no momento, porque essa hora não tem roteiro. Posso intervir se o cara estiver falando demais. Aí, é o meu jeitão mesmo. Mas não tem necessidade daquelas broncas de ‘O Aprendiz’, ali era parte da pressão, do chefe intolerável. Na ‘Fazenda’, eu não sou chefe deles, mas tenho que botar ordem na casa”, admite.

Para o apresentador, baixaria tem limite, sim! Ele não aprova cenas como as cusparadas de Andressa Urach, que travou uma batalha de cuspes com Matheus Verdelho e Denise Rocha na sexta edição do reality. “Quando o nível baixa demais, nem o público gosta. Dá repercussão, mas não é legal”, avalia ele, que não pretende interferir nos acontecimentos da casa. “Não posso evitar os barracos, nem quero, mas posso intermediar em alguns momentos”, completa.

Ao ser convidado para substituir Britto Jr. no reality, Justus confessa que sentiu “um friozinho na barriga”, mas não chegou a conversar com seu antecessor. “Não tivemos chance de nos falar, uma pena. Acho que seria muito útil. Paciência! Mas vou do meu jeito”. Exatamente pela diferença de estilos, Justus acha que o público não deve compará-lo ao antecessor: “Sinto que sou um pouco mais de emoção. Britto é um grande jornalista, apresentador, um cara bem posicionado, um cara bacana. Somos diferentes. As pessoas vão ter que julgar isso por si mesmas.”

No domingo, Britto Jr. deu uma declaração ao ‘Pânico na Band’, insinuando que a escolha de Justus teve a ver com a facilidade de atrair anunciantes para o programa. O empresário rebateu no dia seguinte: “É ridículo e chega a ser ofensivo para mim alguém imaginar isso”.

Justus não teve contato ainda com os 16 participantes. “Achei bem interessante o mix de personalidades”, garante. Em ‘O Aprendiz’, ele eliminava um candidato disparando a frase: ‘Você está demitido!’ Mas em ‘A Fazenda’, jura que não pensou em um bordão. “Não tem como inventar um bordão para isso. Na verdade, eu anuncio a decisão do público, é diferente de quando você toma a decisão de demitir. Mas vou anunciar quem fica, e não quem sai. Isso é legal”, ressalta.

QUEM SÃO OS PARTICIPANTES

HOMENS: João Paulo Mantovani, Thiago Servo, Douglas Sampaio, Rafael Ilha, Ovelha, Marcelo Bimbi e Amaral.

MULHERES: Mara Maravilha, Ana Paula Minerato, Lissah Martins, Rayanne Moraes, Veridiana Freitas, Quelynah Simões, Rebeca Gusmão e Carla Prata.

Você pode gostar