Mauro Ferreira: Alvorecer da cantora sob a luz da mesma inspiração

Mistura é refeita pela cantora e compositora mineira no seu nono álbum, 'Amanhecer', cujo repertório é formado por 12 músicas inéditas

Por thiago.antunes

Rio - Paula Fernandes fez seu nome no universo pop sertanejo com discos que misturam canções de amor, temas forrozeiros, músicas moldadas para rodeios e composições que revolvem as fortes raízes sertanejas. Essa mistura é refeita pela cantora e compositora mineira no seu nono álbum, ‘Amanhecer’, cujo repertório é formado por 12 músicas inéditas formatadas pelo produtor Márcio Monteiro.

‘Amanhecer’ segue a receita de Paula com inspiração, sobretudo quando foge das canções de amor de tom confessional — marca do repertório da artista. Para os fãs de canções do gênero, cabe destacar ‘Voltaria ao começo’ e a música-título ‘Amanhecer’, ambas assinadas somente por Paula, tal como ‘A paz desse amor’, faixa que anunciou o lançamento do álbum ao ser lançada como ‘single’ na internet.

Paula Fernandes lança o nono álbum de sua discografia%2C ‘Amanhecer’%2C no qual volta a cantar com Almir Sater entre músicas autorais que reforçam estilo próprio de compôrDivulgação

Moda de viola 'Água de bico'

Para os admiradores da música sertaneja mais tradicional, duas faixas saltam aos ouvidos em ‘Amanhecer’. Uma, ‘Pedaço de chão’, é cantada por Paula em dueto com Almir Sater, ídolo da música caipira, com quem Paula já havia gravado ‘Jeito de mato’, sucesso que ajudou seu álbum ‘Pássaro de fogo’ (2008) a alçar voo no mercado antes da explosão pop da cantora em 2011.

Música composta por Paula em parceria com Victor Chaves (da dupla Victor & Leo), ‘Pedaço de chão’ é bonita canção de tom ruralista, embebida em melancolia e saudade da infância vivida no mato. Almir Sater toca viola de 10 cordas na faixa, além de dividir ‘Pedaço de chão’ com Paula.

A outra música que remete às origens da música sertaneja é a moda de viola ‘Água de bico’, assinada somente pela artista. Nesta moda, gravada com viola e violão tocados por Manut, a cantora dá seu recado ecológico, saindo em defesa do meio ambiente.

'Piração' é forró eletrônico

Como é praxe em seus discos mais recentes, da fase pop sertaneja, Paula Fernandes também compõe e grava músicas mais animadas, moldadas para rodeios e forrós. ‘Piração’ é tema criado por Paula e gravado em clima forrozeiro, mas com pegada contemporânea.

O produtor Márcio Monteiro faz uso de programações eletrônicas, harmonizadas no arranjo com o acordeom de Sergio Saraiva. De tom similar, ‘Menino bonito’ é música arretada, perfeita para a cantora ‘sensualizar’ nos shows feitos em rodeios.

Embora seja espécie de sucessora de Roberta Miranda no universo sertanejo brasileiro, Paula dá voz a canções de amor de tom pop que a sintonizam com o atual country dos Estados Unidos. A batida de ‘Pronta pra você’ evidencia tal inspiração. ‘Amanhecer’ segue a receita pop sem riscos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia