Por karilayn.areias
Marta: sobrancelhas bem feitas chamam atençãoDivulgação

Rio - Elas são consideradas no mundo da maquiagem a ‘moldura do rosto’: são as sobrancelhas,que também têm sido ‘as estrelas’ na imagem de algumas atletas nesta Olimpíada. “Elas podem deixar o olhar mais atraente, e também, dar personalidade ao estilo de cada mulher”, diz a designer de sobrancelhas Luciane Zotelli.

Nestes jogos, algumas atletas têm chamado atenção pela preocupação estética. Barbara Micheline, goleira da seleção brasileira de futebol feminino, já declarou que o cuidado com a aparência é importante, já que atletas também estão expostas a muita observação. Barbara, inclusive, é dona de um par de sobrancelhas comentado. “ Ela é muito bonita, mas adotou uma sobrancelha que fica claramente artificial, não indico”, cometa a designer, que acrescenta. “ O importante é buscar um formato que combine com seu rosto. Não existe o certo e errado. Só o harmônico”.

Elas não são um mero detalhe no rosto, e já passaram por muitas transformações ao longo dos anos: na versão mais fina que remete aos anos 20 e 30, ou no modelo mais grosso ou desenhado, que remete aos anos 80, o que importa é perceber a função de ‘desenhá-la’ favorecendo cada tipo de rosto.

“Fazer a sobrancelha não é obrigatório. Claro que existem tendências. A deste ano, por exemplo, é manter o formato natural, apenas tirando excessos”, ensina Luciane.

Ela afirma que respeitar a individualidade de cada rosto é importante para não fazer escolhas desfavoráveis. “ No tipo de desenho das sobrancelhas da Marta (craque da seleção feminina de futebol), por exemplo,percebemos um cuidado com o visual, mas o modelo escolhido acabou pesando o olhar dela, por estarem mais escuras e muito mais grossas no centro do que nas extremidades”, observa a designer que aproveita para dar uma dica neste caso: “ O ideal seria criar mais corpo no final de sobrancelha, para conseguir um olhar mais harmonioso”.

Finas como as da atriz Greta Garbo ou grossas e tingidas de preto como as da memorável Elizabeth Taylor, para a especialista, o que faz diferença é a satisfação no resultado do desenho com o formato de cada rosto. “ É importante consultar um bom profissional. Elas são fundamentais e podem alterar a fisionomia”, afirma.
Luciane diz ainda, que o melhor é buscar naturalidade, mais do que tendências. “Quanto mais natural, mais bonito o resultado final”.

A musa da seleção brasileira de voleibol, Jaqueline Carvalho, tem um olhar marcante, emoldurado por uma sobrancelha que o favorece. “ As dela têm forma e medidas corretas. A única ressalva que faria, seria orientá-la a engrossar o final delas, para que ficassem mais uniformes”, analisa a designer.

Em seu blog de moda, Bárbara Kohls, diz que não há regras específicas a serem seguidas. “Elas devem equilibrar as linhas e expressões, e seguir a proporção do rosto de cada pessoa, tendo pequenas correções quanto existem falhas e mantendo o desenho original”, diz, completando: “ É claro que cada época teve seu encanto e diferencial, mas a minha preferida é a atual. Afinal, ela é a mais democrática e valoriza todos os tipos de rosto”.

Você pode gostar