Rio - Aos 80 anos, a atriz Maria Esmeralda Forte protagoniza a primeira montagem no Brasil de ‘Programa Pentesiléia — Treinamento para Batalha Final’. O texto da dramaturga italiana Lina Prosa, em cartaz no Sesc Copacabana, até 25 de junho, traz Maria Esmeralda na pele de Pentesiléia, rainha das Amazonas, heroína trágica da Antiguidade Clássica.
“Sempre fui uma atriz de teatro e fazer essa personagem tem sido um desafio em vários sentidos: físico, mental, emocional. Mas sempre gostei de desafios”, diz a atriz.
Completando 60 anos de carreira, Maria vive a forte personagem mitológica que, mesmo enclausurada, prepara-se para uma batalha com Aquiles, o herói grego interpretado por Antonio Salvador.
Em dois atos, ela pinta e borda subindo e descendo de uma maca de ferro dos anos 1950, único elemento cenográfico da montagem, e transforma-se de uma velha interna de hospício, às voltas com as próprias lembranças, numa deslumbrante soberana.
Maria Esmeralda atribui a disposição e vitalidade ao amor pelo ofício e à atividade de formação de atores, já que também dá aulas há 40 anos.
“O contato com alunos ajuda a pessoa a se renovar. E acho que estou aberta para isso. Me pedem e digo que não consigo fazer um balanço da minha trajetória profissional até hoje, já que ainda não estou fechando o caixa”, diverte-se. “Costumo dizer que não fui apresentada aos meus 80 anos até o momento”, completa Maria Esmeralda, que participou do histórico grupo Teatro dos Sete, ao lado de nomes como Ítalo Rossi, Fernanda Montenegro e Sérgio Britto.






