Rio - Os youtubers ganharam um verdadeiro presente nesta segunda-feira. Localizado na Zona Portuária do Rio, o YouTube Space é um centro com 3 mil m² onde os criadores de conteúdo poderão gravar seus vídeos com alta qualidade de imagem e som, usando equipamentos disponibilizados gratuitamente.
Todos os espaços do galpão foram pensados para ser um cenário. Desde a recepção, passando pelos camarins e, claro, os três estúdios. Os youtubers vão contar com auxílio de uma equipe técnica, câmeras 4k, câmeras 360 graus e equipamentos de realidade virtual.
“Este é um dia muito especial e marca a chegada não só do YouTube, mas também do Google ao Rio”, comemora Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil. “O Rio é o coração e a alma dos criadores no país. Nós somos uma escola de cinema gratuita. Se você é um criador iniciante, há espaço para você aqui. Nós vamos te ensinar a usar a câmera, a filmar, a editar. Assim como também somos um espaço para criadores maiores, com milhões de inscritos, que poderão usar toda a nossa infraestrutura em seus vídeos”, explica Lance Podell, diretor global do YouTube Space.
Os criadores com mil inscritos podem se inscrever no site para participar de cursos e workshops, além de usar as ilhas de edição do espaço. Já os youtubers com mais de 10 mil seguidores podem também reservar os estúdios para gravar seus vídeos. O maior tem 180 m², e os dois menores têm 70m² cada.
O YouTube Space Rio é o maior espaço para criadores no Brasil, já que o de São Paulo é dividido com o Instituto Criar. Rene Silva, fundador do jornal ‘Voz da Comunidade’, reconhece a importância do local. “Este espaço é importante principalmente porque temos muitos produtores de conteúdo com pouca estrutura, não só em questão de equipamentos, mas também no que diz respeito a informações técnicas. Agora, os jovens, principalmente os das favelas cariocas, poderão criar seus próprios conteúdos”, analisa.
E até os grandes nomes estão usando o espaço. O Porta dos Fundos gravou seu último vídeo, ‘Invasão’, usando um estúdio do YouTube Space, antes mesmo da inauguração. “Ter um lugar com tantas possibilidades é sensacional. O diferencial é o quão sofisticado é tudo. É o tipo de estrutura que até poderíamos fazer em casa, por conta própria, mas imagina o trabalho. Não teria a mesma facilidade, a mesma finesse. Aqui, já temos tudo pronto e nos moldes para usarmos”, diz Matheus Castro, do canal ‘Castro Brothers’, que tem 1 milhão e 700 mil inscritos e que também já usou o YouTube Space Rio em uma colaboração com o pessoal do ‘Casseta & Planeta’.