Gabriela Petry nos bastidores do filme 'Texas' - Reprodução
Gabriela Petry nos bastidores do filme 'Texas'Reprodução
Por Gabriel Sobreira

Gabriela Petry, a professora Sophie de 'As Aventuras de Poliana', do SBT, não fala uma só palavra em persa, mas conseguiu rodar um filme completamente falado no idioma. E o longa é sucesso há mais de três meses no Irã. Tanto que ganhará uma sequência. "Vou para o Irã em duas semanas, preciso só encontrar uma brecha no roteiro da novela. A intenção é que eu faça entrevistas, visitas e ajude na divulgação de 'Texas', que filmei ao lado de Pejman Jamshidi, Sam Derakhshani e Hamid Farokhnezhad, três estrelas locais. Quando a novela acabar, vamos filmar a sequência", vibra a atriz de 31 anos.

PERSA

Mas como conseguiu falar um idioma que nem conhecia? "Como o filme foi rodado no Brasil, o combinado era para eu falar português. Mas, em cima da hora, mudaram e quiseram que eu falasse persa. A solução foi eu estudar de madrugada na véspera e memorizar tudo. Sempre tive muita facilidade com sotaques", entrega ela, que para a continuação do longa terá aulas de persa e quer mostrar que está empenhada. "Trabalhando há anos no Brasil, nunca imaginei fazer um filme no Irã. Acredita que até hoje não consegui ver o filme? Só quando sou marcada em algum cinema local e vejo segundos. Passo o filme inteiro correndo, fugindo e chateada. Foi muito gratificante", derrete-se.

NOVELA

Enquanto não embarca para o país localizado na Ásia Ocidental, Gabriela só tem olhos para a sua personagem na novela do SBT. Na história de Iris Abravanel, Sophie (Gabriela) é uma professora de música vinda de uma pequena cidade francesa. Delicada, certinha e misteriosa, Sophie foge constantemente das investidas de Iuri (Emilio Farias), o professor de teatro da mesma escola em que ela leciona, por ter um noivo. Mas ao mesmo tempo que escapa do rapaz, sente-se atraída por ele.

"Depois do capítulo 50, ficará claro porque ela foge do Iuri. Não posso dizer se o noivo dela volta, mas digo que tudo fará sentido", antecipa a atriz, sem entrar em detalhes. "A química entre eles é muito especial, tanto que os fãs me escrevem sempre torcendo para que os dois fiquem juntos", comemora. "E não é só criança que assiste, tem muito adulto também. Uma vez, no metrô, uma mulher de uns 30 anos disse que assiste porque gosta e que não tem crianças na casa dela", acrescenta.

FAUSTÃO

Dona de olhos azuis e ruiva natural mesmo assim, ela tonaliza os fios em uma cor laranja , Gabriela já foi cantora da banda do 'Domingão do Faustão' por três anos e, depois, repórter da galera, por quatro meses, também do programa da Globo. "Quando surgiu a possibilidade de teste para fazer uma participação na novela 'A Regra do Jogo', conversei com o Fausto. Ele me disse que me apoiaria em qualquer decisão. Ele é muito paizão com quem trabalha com ele. Eu via muito nas festas da casa dele, como ele ficava orgulhoso da equipe curtindo as festas. Ele é bem protetor e quer que a gente se dê bem. Dá o maior orgulho de ter tido essa experiência. Saí de um gênio e fui para outro", diz Gabriela, referindo-se ao dia em que conheceu Silvio Santos. "Participei do 'Jogo das Três Pistas', quadro do 'Programa do Silvio Santos'. Ficar diante dele é olhar uma lenda, um mito. Não tem como descrever", afirma.

PARTICIPAÇÕES

Assim que saiu do 'Domingão', a atriz fez uma participação em 'A Regra do Jogo', como Ursinha, uma garota de programa que se envolvia com Romero Rômulo (Alexandre Nero). "Nunca me chamaram para posar nua e até fico feliz. Tinha deixado meu empresário avisado, que se pintasse convite era para recusar", conta ela, que depois fez outra participação, em 'Carinha de Anjo', do SBT.

"Foram 10 ou 15 capítulos, mas no primeiro momento em que pisei no SBT senti que o clima era outro. Falei para minha mãe que queria muito trabalhar mais tempo nesse canal", explica a ruiva, que fez questão de avisar o empresário e também a equipe da emissora. E foi quando ela teve a oportunidade de fazer o teste para viver a professora Sophie, de 'As Aventuras de Poliana'.

LAR

Pela primeira vez na carreira, Gabriela tem uma personagem do começo ao fim da produção. Isso foi fundamental para que ela, que é natural de Florianópolis e sempre morou lá, se mudasse para São Paulo. "Estou adorando morar em São Paulo. Moro desde janeiro. Meus pais até trouxeram o meu cachorro, o Gilson Moacir, de 14 anos. Aqui tem muitas opções de trabalho e diversão. Mas nada como a minha terra natal", destaca a atriz, aos risos.

Você pode gostar
Comentários