Tiago Abravanel, Silvero Pereira, Mumuzinho, Naiara Azevedo e Helga Nemeczky: finalistas do 'Show dos Famosos' - João Cotta/TV Globo
Tiago Abravanel, Silvero Pereira, Mumuzinho, Naiara Azevedo e Helga Nemeczky: finalistas do 'Show dos Famosos'João Cotta/TV Globo
Por Gabriel Sobreira

Foram 16 domingos, oito participantes, muitos homenageados e incontáveis memes na segunda temporada do quadro 'Show dos Famosos', que termina hoje, no 'Domingão do Faustão', da Globo. Pela primeira vez serão cinco finalistas: Silvero Pereira, Naiara Azevedo (a pontuação geral dela era maior do que os primeiros colocados do grupo 2 e por isso está na final), Tiago Abravanel, Helga Nemeczyk e Mumuzinho. Mas quem será o(a) vencedor(a) que ganhará um carro 0 km?

AMIZADE

"Independentemente do prêmio, disputa, da nota, do reality, a gente se diverte aqui de uma tal maneira, criamos laços. Para a gente, isso é valioso", afirma Mumuzinho. "Temos até um grupo de WhatsApp", entrega ele, cujos personagens que mais gostou de interpretar foram Stevie Wonder, Louis Armstrong e Alcione. "E acho que não fui 100% de Ludmilla. Acho que não consegui dançar e cantar como ela faz. Ela é completa e maravilhosa, e eu não consegui chegar ao esperado", lamenta.

Para a atriz Helga Nemeczyk, o aprendizado dessa imersão de sentimentos e avaliações é o fato de exercitar muito a humildade e o desprendimento do ego. "Para mim, foi um superexercício, dando a cara a tapa, escutando o que se quer e o que não quer. Todo artista é um pouco carente, se a gente é artista é porque a gente gosta de aplauso. E ver que algumas pessoas não gostam, pega um pouco. Aqui percebi que sou capaz de superar alguns limites e que depois vêm outros. Aqui exercitamos a evolução do nosso trabalho artístico", defende ela.

SUPERAÇÃO

Aliás, superação é a palavra chave entre os participantes. Que o diga a cantora Naiara Azevedo. Ela chegou a ficar 45 horas sem dormir antes de se apresentar como Cindy Lauper. "No sábado, fiz dois shows, vim do interior de Santa Catarina, estava com voz para cantar, porém não tinha a voz que precisava para Cindy, que é uma região mais aguda. Quando ouvi a Claudia Raia falar que não consegui alcançar a voz dela, eu me calei porque não tinha o que justificar ao vivo. Não cabia ali eu me vitimizar. Topei o desafio e tinha que executar aquilo", conta a cantora, que elege sua apresentação de Joelma como outro momento marcante.

"Como Joelma, eu tive uma dificuldade muito grande no corpo, na dança. Estava com o pescoço travado, e as pernas também. Vivia à base de analgésico. Aquela bota nunca mais quero ver na minha vida (risos). No final da apresentação, eu pensei: 'não caí, não tropecei, a peruca estava na minha cabeça. Estou no lucro'", diverte-se.

SUCESSO

Segundo Tiago Abravanel, são inúmeras as questões que fazem do quadro 'Show dos Famosos' um sucesso e que muitas das pessoas que assistem ao programa normalmente nem viam o dominical de Fausto Silva. "Elas se envolvem, se identificam com o artista, nos veem em um lugar diferente", explica Abravanel, que completa, em tom de desabafo: "Mas não é às mil maravilhas. A gente sofre aqui para caramba, passa por (várias) situações. Muitas vezes, a gente ouve alguma coisa até mesmo de algum jurado que a gente não imaginou que pudesse ouvir. Aí também me questiono: o que será que esse jurado, no nosso lugar, sentiria ao ouvir de alguém o que ele falou para a gente?".

CRÍTICAS

Além de lidar com os comentários, às vezes, ferinos da banca de jurados, os artistas ainda precisam enfrentar os julgadores nas redes virtuais. "A internet é terra de ninguém. É onde todo mundo se esconde para dizer o que quer", diz Helga. "Por exemplo, já recebi uma crítica na internet, e meu pai tinha morrido há pouco tempo. A pessoa falava: 'o teu pai deve estar se revirando no túmulo agora'. Poxa, por mais que saibamos que é ridículo, ao ler uma coisa daquelas, aquilo pega na gente", revela a atriz, deixando claro que isso não é a única manifestação que recebe. "Obviamente que existem pessoas que escrevem coisas construtivas, coerentes, pertinentes. Procuro responder todo mundo. Curtir todo mundo. Estou aqui para o público, sem o público eu não tenho trabalho", pondera.

SHOW

Como consequência do quadro, Silvero Pereira levará para os palcos ícones da música como os que interpretou na temporada de 'Show dos Famosos'.

"Tem uma série de outros artistas que gostaria de ter feito, como o George Michael, Prince, a própria Whitney Houston. Acho importante colocar essas pessoas na linha de frente porque tem uma galera nesse Brasil que precisa se enxergar. Esse show é importante, a gente vai estrear em Fortaleza, com pretensão de circular. Para que as pessoas tenham a representatividade mais presente na cabeça e se sintam mais potentes de onde elas podem chegar, se enxergando nesses artistas que estão aí", defende.

Além do show, Silvero Pereira explica que sairá bem mais criterioso do programa. "O aprendizado que tive de voz e de gestual foi muito importante para minha formação de ator. Saio com uma bagagem muito grande para os próximos trabalhos que eu venha a fazer. Estarei muito mais antenado", diz.

FINAL

Tiago Abravanel, que elege Elton John e Nelson Ned, como as apresentações dele mais emocionantes, faz um paralelo sobre quando viveu Rosana no quadro. "As pessoas não conseguiam enxergar a Rosana dentro daquele perfil e não assumiam que era pelo fato de eu não ser parecido fisicamente. Esse é o grande ponto, e acho que é assim que as pessoas têm que começar a enxergar para uma próxima edição do quadro", sugere o ator.

"Estamos aqui para homenagear alguém. Não queremos ser a pessoa, não vamos ser a pessoa. Aí eu questiono: se eu não sou um anão, eu não posso fazer um anão? Se eu sou gordo, não posso fazer um magro? Criticaram a Helga por ter pintado a cara para fazer Beyoncé, mas eu fazer o Tim Maia não tem problema. Estamos aqui para homenagear e nos entregar", frisa. E como será a final de hoje? "É a última tacada. Temos que dar tudo que vivemos durante esse processo incrível, estressante, emotivo, todas as emoções resumidas de uma maneira só", responde Tiago. "Vai ser babado, amor", acrescenta Naiara.

Você pode gostar
Comentários