Rio - Malu Rodrigues protagoniza a superprodução 'A Noviça Rebelde', que estreia hoje na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O espetáculo tem direção da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, produção do Atelier de Cultura, e chega a solos cariocas após uma bem-sucedida temporada em São Paulo.
A atriz, que viveu recentemente a garota de programa Karina de 'O Outro Lado do Paraíso', está à frente do elenco de 45 atores e 18 músicos, vivendo Maria Von Trapp, a noviça que vai ser governanta na casa de um capitão viúvo, pai de sete filhos, e vive uma história de amor com ele. O papel foi eternizado por Julie Andrews no cinema.
"Obviamente, ela foi uma inspiração, sim, mas tivemos uma preparação com o Charles. E ele falou sobre a história. Todas as atrizes que fizeram a Maria também inspiraram", conta.
"Julie Andrews e Jude Garland são as maiores inspirações para a minha carreira em musical. Elas sabem sair do texto para a canção como ninguém. Então, o público não sente uma quebra. Elas sabem falar e cantar, e isso é sempre levado com muita naturalidade", comenta a atriz, veterana em musicais.
Ao lado de Gabriel Braga Nunes, que interpreta o capitão Von Trapp, Marcelo Serrado, Alessandra Verney e Larissa Manoela, que viveu a filha mais nova dos Von Trapp na versão de 2008, dirigida pela mesma dupla, e retorna ao elenco no papel de Leisel, filha mais velha da família austríaca, Malu salienta as diferenças da versão teatral da história.
"Nossa Maria é mais moleca. A Julie tinha 27 anos, e a Maria verdadeira tinha 22 quando chegou na casa do capitão com as crianças. A gente tentou usar essa minha jovialidade, então eu viro quase uma oitava criança da família Von Trapp", diverte-se a atriz de 24 anos.
"Acho a história superatual. Estamos precisando de muito amor para falar sobre qualquer assunto, seja de racismo, feminismo, o que for. A gente até brinca com a noviça empoderada".
NOVA CONCEPÇÃO
O musical, criado a partir do livro de memórias de Maria Augusta Trapp ('The Trapp Family Singers'), ganha uma nova versão.
"É algo novo tanto na concepção como na realização. O mais interessante é observar como a história está ainda mais atual e que os valores passados pela noviça, como lealdade, verdade e bondade, são mais necessários do que nunca", analisa Charles Möeller.
"Maria Von Trapp é uma das mulheres mais empoderadas de seu tempo. Ela consegue, sempre com amor e música, amolecer corações e enfrentar inimigos tão desumanos, embrutecidos pelo nazismo ascendente da época".
BRILHO INFANTIL
A atriz carioca fala da troca com o elenco mirim em cena. "As crianças são o espetáculo. Acho que 'A Noviça Rebelde' só existe por causa delas, que são as personagens mais importantes. Diria até que mais importantes do que a Maria", afirma Malu.
"E criança é criança. Então, a cada dia me surpreendem. Elas cantam maravilhosamente bem, e as do Rio são tão incríveis quanto as de São Paulo. Acho que tudo o que construí foi da troca com elas, que me ajudam muito em cena", conclui Malu, que a partir de setembro também poderá ser vista no reality musical 'Popstar', da Globo.