Malu Rodrigues brilha no espetáculo 'A Noviça Rebelde'

No musical que estreia hoje, Malu Rodrigues conta que sua Maria é mais moleca, e autores dizem que história está ainda mais atual

Por Brunna Condinni

Noviça Rebelde, musical no Rio de Janeiro
Noviça Rebelde, musical no Rio de Janeiro -

Rio - Malu Rodrigues protagoniza a superprodução 'A Noviça Rebelde', que estreia hoje na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O espetáculo tem direção da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, produção do Atelier de Cultura, e chega a solos cariocas após uma bem-sucedida temporada em São Paulo.

A atriz, que viveu recentemente a garota de programa Karina de 'O Outro Lado do Paraíso', está à frente do elenco de 45 atores e 18 músicos, vivendo Maria Von Trapp, a noviça que vai ser governanta na casa de um capitão viúvo, pai de sete filhos, e vive uma história de amor com ele. O papel foi eternizado por Julie Andrews no cinema.

"Obviamente, ela foi uma inspiração, sim, mas tivemos uma preparação com o Charles. E ele falou sobre a história. Todas as atrizes que fizeram a Maria também inspiraram", conta.

"Julie Andrews e Jude Garland são as maiores inspirações para a minha carreira em musical. Elas sabem sair do texto para a canção como ninguém. Então, o público não sente uma quebra. Elas sabem falar e cantar, e isso é sempre levado com muita naturalidade", comenta a atriz, veterana em musicais.

Ao lado de Gabriel Braga Nunes, que interpreta o capitão Von Trapp, Marcelo Serrado, Alessandra Verney e Larissa Manoela, que viveu a filha mais nova dos Von Trapp na versão de 2008, dirigida pela mesma dupla, e retorna ao elenco no papel de Leisel, filha mais velha da família austríaca, Malu salienta as diferenças da versão teatral da história.

"Nossa Maria é mais moleca. A Julie tinha 27 anos, e a Maria verdadeira tinha 22 quando chegou na casa do capitão com as crianças. A gente tentou usar essa minha jovialidade, então eu viro quase uma oitava criança da família Von Trapp", diverte-se a atriz de 24 anos.

"Acho a história superatual. Estamos precisando de muito amor para falar sobre qualquer assunto, seja de racismo, feminismo, o que for. A gente até brinca com a noviça empoderada".

NOVA CONCEPÇÃO

O musical, criado a partir do livro de memórias de Maria Augusta Trapp ('The Trapp Family Singers'), ganha uma nova versão.

"É algo novo tanto na concepção como na realização. O mais interessante é observar como a história está ainda mais atual e que os valores passados pela noviça, como lealdade, verdade e bondade, são mais necessários do que nunca", analisa Charles Möeller.

"Maria Von Trapp é uma das mulheres mais empoderadas de seu tempo. Ela consegue, sempre com amor e música, amolecer corações e enfrentar inimigos tão desumanos, embrutecidos pelo nazismo ascendente da época".

BRILHO INFANTIL

A atriz carioca fala da troca com o elenco mirim em cena. "As crianças são o espetáculo. Acho que 'A Noviça Rebelde' só existe por causa delas, que são as personagens mais importantes. Diria até que mais importantes do que a Maria", afirma Malu.

"E criança é criança. Então, a cada dia me surpreendem. Elas cantam maravilhosamente bem, e as do Rio são tão incríveis quanto as de São Paulo. Acho que tudo o que construí foi da troca com elas, que me ajudam muito em cena", conclui Malu, que a partir de setembro também poderá ser vista no reality musical 'Popstar', da Globo.

Vinícius Pieri: paixão por musicais

No elenco carioca do musical, como Kurt, um dos filhos do capitão Von Trapp, o pequeno Vinícius Pieri, de 9 anos, chama a atenção pela desenvoltura. "Kurt é um menino sensível e deseja a atenção do pai. Ele tem uma veia cômica assim como eu, gosta de cantar e dançar com seus irmãos e adora a sua nova governanta e madrasta", diz.

Apesar da pouca idade, o ator mirim demonstra saber o que quer e persegue seus sonhos desde cedo. "Toco violino desde os 5 anos e estudo balé desde os 6. Amo música clássica e sempre fui a concertos e óperas com a minha mãe", conta o ator, que é estudante da rede pública de ensino e faz cursos através de bolsas conseguidas por mérito.

Vinícius garante que trabalhar neste musical é um dos sonhos que realiza. "Meu objetivo era conhecer Charles Möeller e Claudio Botelho porque sei que são os melhores do mercado musical no Brasil. E eu consegui", vibra.

Com determinação de gente grande, ele conta como é contracenar com Malu Rodrigues e Gabriel Braga Nunes, entre outros experientes atores.

"Eles são muito legais e carinhosos comigo. Atuam e cantam demais. Um exemplo pra eu seguir. Já são meus amigos", diz.

Andreia Aguiar, mãe de Vinícius, fica admirada com a precoce descoberta da vocação artística do filho. "Acho incrível a dedicação desta criança para as atividades diariamente", comenta. "Sou artista plástica e tive que deixar o trabalho formal por não ter com quem deixá-lo. Corri muito atrás de bolsa de estudos para viabilizar as atividades que ele tanto queria fazer".

O jovem ator não parece se incomodar com a rotina agitada. "Desde que começaram os ensaios da 'Noviça' parei quase tudo por falta de tempo. Mas a minha rotina é ir para a escola cedo e, à tarde, ir para a Academia de Ballet, onde integro a Cia Petite Dance. Faço também aulas de sapateado street contemporâneo e alongamento. E de violino, teatro e dublagem", lista. "Claro que estudo é prioridade e também passeio, brinco".

Se depender da força do querer do pequeno Vinícius, 'A Noviça Rebelde' é só o começo da realização de muitos sonhos. "Quero conseguir através do meu trabalho poder viajar de avião pela primeira vez. E também conhecer a Nasa, participar de um longa metragem, assistir a musicais na Broadway, conhecer a Disney. E claro, ser um grande bailarino e fazer muitos musicais".

Galeria de Fotos

Noviça Rebelde, musical no Rio de Janeiro divulgação
"A Noviça Rebelde" Joao Caldas

Comentários

Últimas de Diversão