Valentina: fã de rock por causa do pai
 - Divulgação
Valentina: fã de rock por causa do pai Divulgação
Por RICARDO SCHOTT

Rio - No Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de julho, o que mais rolou pelas redes sociais foi gente reclamando que o estilo musical não atrai mais os jovens. Valentina Francisco não está nem aí. A roqueirinha de 12 anos, revelada pelo 'The Voice Kids' em 2017, e que costumava se apresentar na atração cantando músicas de Rita Lee, Led Zeppelin, Janis Joplin e Beatles, acaba de lançar o primeiro EP com seis faixas. E quer ajudar a trazer o rock de volta paras os jovens.

"Cada um tem uma visão do assunto, mas eu vejo que os jovens não escutam tanto rock. Só que ele não sumiu nem morreu, ele tá vivo", conta a menina, que nasceu e mora em Petrópolis. E de vez em quando mostra as músicas que ouve para seus amigos de colégio. "Meus amigos ouvem mais funk, sertanejo. Mas nem é só o caso deles, é a realidade, são os jovens de hoje. Tento trazer o rock de volta e a ideia de mostrar as músicas que eu escuto para as pessoas é para ele realmente espalhar. E é sempre bom conhecer algo novo, né?".

EM FAMÍLIA

Quem apresentou primeiro rock para Valentina foi o pai, que colocava bem alto músicas de Nirvana, Guns N Roses, AC/DC, Janis Joplin, quando ela era bem menor.

"Acho que o estilo tem muito a ver comigo porque eu adoro dançar e sou cheia de energia, numa hora eu estou num lugar, em outra hora estou em outro...", brinca. "Mas meu pai colocava muitos tipos de música para eu e meus irmãos ouvirmos. Minha família sempre me apoiou muito. Minha irmã me ajuda com o repertório e meu irmão tem um canal no YouTube cheio de seguidores. Ele sempre avisava nos vídeos: 'Minha irmã tá no 'The Voice', vota nela!"

Antes do 'The Voice Kids', Valentina fez apresentações pequenas em festas de sua escola, e também fez aula de música. Logo que apareceu no programa, ela já ganhou mais experiência de palco: fez até participação num show de Tiago Iorc em Itaipava. "Estar no programa foi uma experiência que vai ficar comigo para sempre. Acho que eu nem sonhava em estar ali", recorda.

NOVELA

O EP tem músicas exclusivas como 'Coração Vermelho' (dos versos: "eu sou apenas uma menina de classe média, que vê televisão/que acredita que tudo pode mudar, no próximo verão") e 'Cola Em Mim'. E também tem regravações. Valentina lembrou de clássicos como 'Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo' (Erasmo Carlos), 'Esse Tal de Roque Enrow' (Rita Lee).

E tem ainda 'Erva Venenosa', versão de 'Poison Ivy', clássico gravado por uma série de artistas lá fora - e que no Brasil, em português, já passou pelas vozes dos Golden Boys, do Herva Doce e de Rita Lee. A música já está na trilha de 'Orgulho e Paixão,' trama das 18h da Rede Globo, e virou tema da vilã Suzana (Alessandra Negrini). "A gente sempre para para ver a novela em casa. Eu não sou noveleira, nem consigo acompanhar todas, mas adoro ver novela com minha mãe", conta a menina.

Você pode gostar
Comentários