Belo - Divulgação/Raphael Medeiros
BeloDivulgação/Raphael Medeiros
Por RICARDO SCHOTT

Rio - A festa junina é o maior evento do Retiro dos Artistas, localizado no Pechincha, em Jacarepaguá. O local iniciou ontem seu Arraiá que vai até domingo em clima de comemoração. Afinal, a casa chega aos cem anos em 2018, abrigando nomes importantes da cena cultural brasileira (incluindo muita gente que foi famosíssima entre os anos 1940 e 1950).

O evento tem entrada a preço bastante acessível (R$ 15, crianças até seis anos não pagam) e tem shows de nomes como Belo, Dream Team do Passinho, Melim, Perlla, MC Bruninho, Blitz, Lexa, Melanina Carioca, Belo, Naldo, Tá Na Mente, Sylvinho Blau Blau, Cesar Menotti & Fabiano e muitos outros. Além de barraquinhas com comidas típicas e brincadeiras juninas. Quem esteve por lá ontem pôde curtir apresentações de Alcione, Jojo Todynho, Pabllo Vittar, Molejo, Buchecha e vários outros, compondo uma programação bem variada, que vai do sertanejo ao funk, passando pelo rock.

PARA AJUDAR

Administradora-geral do Retiro, Cida Cabral conta que a festa vem para ajudar não apenas nos pagamentos de dívidas, como também na felicidade dos moradores. "Eles continuam festeiros, gostam muito de bagunça!", alegra-se. "Eles não vão participar representando, ou fazendo qualquer outra coisa, mas assistem aos shows".

Apesar das dificuldades, Cida chama a atenção para o fato de que sobreviver por cem anos não é para qualquer um. "É para poucos. E teve gente lá atrás que passou por problemas bem grandes e conseguiu manter isso aqui de pé. O fato de sobrevivermos já é uma mostra do quanto a casa representa para a classe artística", conta. "O local ainda passa por reformas e reconstruções que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores". A instituição é presidida há 18 anos pelo ator Stepan Nercessian.

POR LÁ

Entre os que vivem no Retiro, estão artistas como a cantora Edyr de Castro, que foi uma das integrantes das Frenéticas, o dublador Telmo Munch (que fez a voz do Pateta em desenhos animados) e a cantora Helena de Lima.

O Retiro atende hoje 52 artistas de todas as áreas e oferece atendimento médico, aulas de yoga, salão de beleza, teatro, dança, cinema e atividades para o desenvolvimento cognitivo e psicológico, além de refeições diárias. A casa que está numa propriedade de 15 mil metros quadrados vive de doações de pessoas e de empresas. A Granfino Alimentos responsabilizou-se por ajudar na festa.

SELEÇÃO MUSICAL

Quem for à festa vai ver uma seleção de nomes que, além de ser bastante variada, traz gente consagrada dividindo espaço com novos nomes. O trio Melim, que acaba de lançar o primeiro disco, passa por lá para mostrar suas músicas. A banda Fuze, que tem os filhos do ator Marcelo Novaes em sua formação, também faz show no arraiá. O Dream Team do Passinho mostra sua música e sua dança no domingo - a cantora Lellêzinha, que recentemente se arriscou em um lançamento solo, com o single 'Nega Braba', vê um pouco de sua família em cada morador do Retiro.

"Minha avó sempre foi uma referência na minha vida e eu valorizo muito os saberes e o trabalho das gerações anteriores. E vai ser ótimo reencontrar o público da Zona Oeste e participar desta festa tradicional da cidade", alegra-se a menina.

E vale dizer que, além das atrações musicais, o arraiá ainda tem uma série de nomes infantis no domingo. O palhaço Topetão, a funkeira MC Elis, Danny Pink, Ana Dance e Projeto MGC também estarão se apresentando no evento nesse dia, que começa até mais cedo que os outros, às 17h (hoje e amanhã, o Retiro abre suas portas às 18h).

E A DISTÂNCIA?

'Onibusfobia', aquele velho hit do Jota Quest, diz que "Jacarepaguá é longe pra caramba". Hoje, vale dizer, tem metrô para a Barra da Tijuca e linhas de BRT, o que já facilita muito. Cida só espera que as pessoas nem sequer pensem no tema "distância" durante o fim de semana, e não deixem de ir à festa.

"O carioca precisa conhecer o Retiro dos Artistas. Esqueça isso e venha nos visitar, porque modéstia à parte, é a melhor festa do Rio de Janeiro", conta. "Eu diria que hoje 99% dos nossos frequentadores são famílias. Tem gente que vem de Niterói, da Ilha do Governador, da Zona Sul, do Rio. Tem até caravanas!", brinca. "Espero que todo mundo se una e dê as mãos nessa corrente de solidariedade". 

PROGRAMAÇÃO

HOJE (abertura 18h)

BELO

UM44

SOFIA OLIVEIRA

MELANINA CARIOCA

CARROSSEL DE EMOÇÕES

GRUPO MERECEDOR

GABI MARTINS

SILVINHO BLAU BLAU

OSÉAS

BELLE SOARES

ANDRÉ MARÇAL

FABRÍCIO E FABIAN

JHAMA

NOSSO SENTIMENTO

BLITZ

PERLLA

MC BRUNINHO

 

AMANHÃ (abertura 18h)

LEXA

TÁ NA MENTE

LUKA

FILHAS DE SAMBA

RDN

DUDU KAPU

GRUPO FRISSON

NISE PALHARES

ZÉ BARREIRO E CATUABA

MC JESSI

DJ LOLLA RIBS

LEO RUSSO

OS HAVAIANOS

 

DOMINGO (abertura 17h)

CÉSAR MENOTTI E FABIANO

BANDA FUZE

MELIM

DREAM TEAM DO PASSINHO

NALDO

MC SMITH

DUDUZINHO

GABBI

FUNK SAMBA CLUB

ENZO BELMONTE

ORUMILÁ

MANA FULÔ

D’BLACK

 

Serviço

ARRAIÁ DO RETIRO. Rua Retiro dos Artistas 571, Pechincha, Jacarepaguá (3327-4591). Hoje e amanhã, às 18h. Domingo, às 17h. R$ 15 (crianças até seis anos não pagam).

 

Você pode gostar
Comentários