Bárbara Reis - Márcio Carvalho/Divulgação
Bárbara ReisMárcio Carvalho/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - "Tem que ser lutadora. A gente que é mulher, eu pelo fato de ser negra, de vir do subúrbio. São várias lutas todos os dias. E todo dia, provo alguma coisa. Até para mim mesma", afirma Barbara Reis, 28 anos, que no fim do mês entra em 'Jesus', da Record, para viver a gladiadora Susana.

Gladiadora

Na história bíblica, a personagem é uma ex-escrava de origem núbia antiga civilização africana que quando nova ficou órfã. Ela conhece Shabaka (Luka Ribeiro), treinador de gladiadores, e se afeiçoa a ele, que a adota.

"Cai um pouco por terra essa história de que a mulher nessa época era submissa, até tem esses exemplos na novela, mas a Susana é a hipermulher da novela. Ela é a única que bate de frente com homem, dá porrada mesmo. Ela manda, e eles obedecem. É a única. Porque ela é uma gladiadora", explica a intérprete.

Contra machismo

Convivendo em um ambiente extremamente machista, sempre que Susana desafia algum oponente na arena, as pessoas duvidam da competência da guerreira núbia. "Ela confia muito no taco dela. Assim como eu também confio no meu. Já senti esse machismo na escola, de acharem que por ser bonita, não tiraria nota boa na prova. Já provei muito nesse lugar acadêmico. Colocam muito a gente em nichos: se é bonita, não pode ser inteligente. E a Susana é fora desse lugar", defende.

Com grande habilidade para lutas, Susana conquista inúmeras vitórias e ganha o suficiente para comprar sua liberdade e ainda ajuda Shabaka a realizar o sonho de ter uma hospedaria. "Ela tem muita gratidão por ele", conta a atriz.

Projeção

Carioca do Méier, Barbara fez balé e ginástica rítmica na infância, antes de aulas de teatro. Mas ela chamou a atenção do público com personagens que ganharam destaque em 'Velho Chico', 'Dois Irmãos' e 'Os Dias Eram Assim', todos na Globo. Este último trabalho terminou em setembro de 2017 e, desde então, a atriz gravou a série 'Impuros', que estreia em outubro na Fox, e, em abril, quando estava rodando o filme '21 Mão na Cabeça', de Milton Alencar Jr, recebeu o convite para ir para a Record.

A proposta do canal foi irrecusável financeiramente? "Isso não é tão importante para mim. Nas minhas escolhas, o importante é trabalhar. Estava parada fazendo participações em séries, queria produzir diariamente. A ida para a Record foi nesse lugar, buscando trabalhar e não parar. Ficar parado é muito chato, fica ocioso. Fui para a Record com uma proposta de uma personagem interessante. Foi um convite, só por isso já é muito legal, um ponto de partida que não poderia ter recusado", atesta.

Aulas

Para compor Susana, Barbara se preparou com aulas de montaria, luta e manuseio de espadas (com uma e duas mãos), bola, rede, chicote. "Vou sair daqui tipo: 'não se meta comigo' (risos). Isso é ótimo porque, além de trabalhar com uma personagem bem legal, a gente sai muito habilidosa (risos)", brinca.

As primeiras cenas dela no Brasil ela já gravou no Marrocos, na África, com parte do elenco serão em uma sequência de ação com uma corrida de biga (veículo de guerra movido por dois cavalos). "Terei dublê, mas vou tentar fazer alguma cena. Mas tem coisas, como a integridade física, que estão além da nossa vontade. Lógico que fico com medo de me machucar, sou destrambelhada. Tem uma novela inteira pela frente. Não dá para na primeira cena me machucar logo de cara (risos). Mas estou em ótimas mãos. Vai dar tudo certo", torce a atriz.

Pessoal

Namorando há dois anos o ator e músico Diogo Brandão, Barbara diz que tem total apoio do amado. "Ele é tranquilo, entende o meu trabalho, é do mesmo setor (risos). Se não entendesse, não ia querer. Quero alguém do lado para somar. Ele até me ajuda a ensaiar", revela, apaixonada. Morando com os pais, a jovem já faz planos de buscar a tão sonhada independência.

"Essa mudança está nos meus planos bem próximos. Se eu ficar pelo Méier, não teria o corte do 'cordão umbilical'. Me dou muito bem com meus pais e toda a família, mas todo ser humano tem seu propósito de ter seu canto e seu espaço, seguir sua vida. Mas, por enquanto, vou curtindo aqui com minha família", confessa, aos risos.

Você pode gostar
Comentários