
Rio - Luiz Fernando Guimarães, 68 anos, vai na contramão de muitos artistas que conhecemos. Ele não é um nome sempre visto nas escalações de novelas, que emendam um folhetim atrás do outro sua última novela foi 'Cordel Encantado', há sete anos, na Globo. Nesse período, ele fez teatro, seriados, programa de humor, estrelou uma atração no Multishow. E claro, aproveitou a vida.
"Eu não trabalho muito porque não gosto de trabalhar muito. Já fui bancário. Eu gosto de viver, de sair. Gosto de curtir a vida. Quer dizer, tem que guardar um dinheirinho. Tenho pais bancários, sempre soube guardar dinheiro. Sempre criei meus produtos. Aí, as pessoas falam: 'Não vou chamá-lo porque ele não faz novela'. Aí vai virando uma cultura, e você não sabe de onde (surgiu). Quem falou isso? Nem eu falei isso. Eu não emendo (novelas)", esclarece o intérprete do excêntrico Amadeu, o grande vilão de 'O Tempo Não Para', da Globo.
NOVELAS
Bateu saudades de fazer novelas? "Veio em um bom momento, não estava com saudade e nem estava pensando", confessa. A propósito, a presença dele no folhetim foi graças à visita do ator ao diretor de teledramaturgia da Globo, Silvio de Abreu, para falar sobre um projeto de programa que Guimarães tinha em mente. "Aí ele (Silvio de Abreu) disse: 'Poxa, Luiz, esse seu negócio de não fazer novela'. Eu falei: 'Quem não faz novela?'. Ele: 'Você'. Eu falei: 'Faço, é só me chamarem. Claro, vai depender da novela'. Aí pronto. Uma semana depois, o Léo (Leonardo Nogueira, diretor artístico de 'O Tempo Não Para') me ligou", lembra.
Muito lembrado por suas participações em seriados, Luiz Fernando nunca teve uma relação de funcionário (contrato longo) com a Globo. "Sempre trabalhei por obra. E não quero ficar funcionário porque não é uma posição muito confortável. A minha relação com a Globo sempre foi ótima. Eu falo: 'Eu quero, eu não quero, eu tenho essa ideia'. Acho bom ser assim. Sempre quis ser assim. Sou ator de teatro. Tenho uma vida independente. Televisão é um veículo que eu adoro, mas não dependo dela para ser feliz", conta ele,
"Quando o Léo me chamou, eu falei: 'Pô, legal, gostei'. Foi bom o almoço, eu vou na intuição. Foi legal. (Na verdade) Nós nem almoçamos, lanchamos. Conversamos, e falei: 'Gostei dessa ideia'. Ele disse: 'Vai fazer um vilão, é a tua cara'", acrescenta.
NOVOS AMIGOS
Outro fator que pesou na decisão de fazer a novela das 19h é que, além de gostar de trabalhar, Luiz Fernando gosta de conhecer novas pessoas a cada produção que se envolve. "Tem um ciclo de amizades, sua vida dá uma renovada, acho isso importante. Tenho muita curiosidade em conhecer as pessoas. Eu gosto disso, sou um cara sociável. É um mundo novo que se abre", conta ele, animado.
A TRAMA
Na história de Mario Teixeira, o antagonista Amadeu (Luiz Fernando Guimarães) é um bilionário viúvo e sem filhos. Dono de uma saúde frágil, ele vê nos personagens "congelados" a solução para os seus problemas, já que deseja ser congelado por criogenia para ser curado no futuro. Para ter poder sobre os "congelados" e seus segredos, Amadeu inicia uma guerra velada contra Samuca (Nicolas Prattes) e não medirá esforços para conseguir o que quer. "Com vilão, você vai em um limite e depois vai em outro. Tem várias margens. Mocinho também é bom. Mas é mais gostoso colocar humor no vilão. O cara (Amadeu) tem muitos elementos para trabalhar. Quando ele fica irritado, tem a máscara de oxigênio", diverte-se o ator.
ASSÉDIO DE FÃS
Fãs das redes sociais ("Adoro, sou viciado", diz Luiz Fernando), o carioca afirma que usa as plataformas para conversas sobre o universo das artes. Mas que procura não se posicionar sobre política. "Porque acho uma chatice. Vêm sempre prós e contras, e a tua página vira debate politico", revela ele, que não muda sua rotina por causa do assédio do público. "Sou carioca, as pessoas estão acostumadas a me ver no Rio. Pode ser que com a novela mude um pouco. Mas eu não sofro, saio na rua e nem penso nisso (assédio). Quando não estou a fim, não saio de casa", diz.