Angel Vianna - Renato Mangolin
Angel ViannaRenato Mangolin
Por BRUNNA CONDINI | brunna.condini@odia.com.br

Rio - O 16º 'Dança em Trânsito' fica no Rio até 12 de agosto, com programação que inclui espetáculos, performances, workshops e residências de intercâmbio, reunindo sete companhias nacionais e sete internacionais, seis jovens coreógrafos e ainda um estilista convidado, além da participação especial da bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora Angel Vianna, um dos grandes nomes da dança no Brasil.

"É importante esse intercâmbio entre os artistas regionais, nacionais e internacionais. É muito bacana essa troca de experiências", diz Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival criado em 2002, e que este ano conta com o patrocínio da Engie Brasil e da Eudora.

"O 'Dança' vai para perto do povo, onde as pessoas passam. Muitos não vão a festivais, ao teatro, assistir dança. E quando se deparam com um grupo dançando na rua, param e assistem. Ali, muitos começam a seguir o festival, e isso democratiza a dança. Essa troca é importante", conclui Giselle.

DANÇA PARA TODOS

No Rio, as atividades se estendem até domingo, em palcos convencionais como a Casa França-Brasil e o Teatro Sesc Ginástico, passando pelas áreas do AquaRio, Armazéns do Cais do Porto, Museu do Amanhã, Pier e o jardim da Casa França-Brasil.

"A gente vem popularizando a dança há anos, é uma das paixões do projeto, a dança para todos. Levamos arte e cultura a locais distante muitas vezes, onde isso não chega, como uma cidadezinha de Chapecó de dois mil habitantes, por exemplo. Levamos os artistas até o povo. Criamos residências artísticas também. É uma forma de acesso", detalha.

Ela também comenta os destaques deste ano. "Todos que estão na programação têm seu diferencial, mas acho importante citar a cia sul-coreana Ahn Soo Young Company, em sua primeira vinda ao Brasil", diz, sobre a companhia que apresenta o espetáculo 'Swan Lake', obra livremente inspirada no clássico homônimo, amanhã no Teatro Sesc Ginástico, no Centro.

"Temos também as companhias nacionais, como a da Angel Vianna. Ela está linda, com 90 anos, e vai estar em cena no Rio. Isso merece um destaque primoroso", completa.

Confira mais detalhes da programação no site www.dancaemtransito.com.br.

Você pode gostar
Comentários