Filme 'Contra a Parede', com Antonio Fagundes, Marcos Caruso, Emílio de Mello, caco Ciocler e Caio Blat, estreia dia 11/08 na Globo - Divulgação
Filme 'Contra a Parede', com Antonio Fagundes, Marcos Caruso, Emílio de Mello, caco Ciocler e Caio Blat, estreia dia 11/08 na GloboDivulgação
Por RODRIGO TEIXEIRA

Rio - O longa 'Contra a Parede', primeiro filme de Antonio Fagundes como produtor, vai estrear de maneira inovadora: será lançado amanhã no 'Supercine', da Globo, com exibição simultânea no GloboPlay. O filme traz Fagundes como protagonista, ao lado de nomes como Caio Blat, Marcos Caruso, Edson Celulari, Caco Ciocler e Emílio de Mello.

"Um grande amigo seu comete um crime. Você seria capaz de denunciá-lo? Sua carreira está em jogo se você confessar um erro. Mesmo assim você confessa? 'Contra a Parede' se debruça sobre esses dilemas. Alguma semelhança com a época atual?", questiona Fagundes.

Com direção, roteiro e coprodução de Paulo Pons, 'Contra Parede' conta uma história que não poderia ser mais atual: a trama se passa a menos de três meses das eleições presidenciais no Brasil e fala de corrupção, crise política, vaidade no poder e comportamento ético da sociedade brasileira.

"Eu queria muito trabalhar com o Fagundes. Meu primeiro contato com ele foi por e-mail. Ele é instigante. Eu não o conhecia. O Fagundes fez a proposta de fazermos esse filme. Ele é o autor do projeto, financiou a produção. Como diretor e coprodutor, fiquei impressionado com o jeito dele de trabalhar. O jeito que ele fala deixa o texto melhor. Um profissional muito sério, centrado e focado", conta o diretor, detalhando como começou sua parceria com o ator.

No longa, Fagundes vive Cacá Viana, um renomado apresentador de telejornal que, a três meses das eleições presidenciais no Brasil, enfrenta conflitos éticos no trabalho e nas relações pessoais com dois candidatos. Uma jovem é atropelada e morta em um acidente de trânsito, fato que muda a vida do âncora e de seus amigos.

"O roteiro me entusiasmou. Ele (Paulo Pons) te surpreende a cada cena. A imprensa sofre muito ultimamente, a internet cria desinformação. Qualquer um pode dar qualquer informação. Não se pode desacreditar a imprensa séria. Aquele (jornalista) que discute, que aprofunda um assunto não pode ser desprezado," diz o ator, que assiste a programas jornalísticos na GloboNews e ao 'Roda Viva', da TV Cultura.

Há mais de quatro décadas na frente das câmeras da TV, Antonio Fagundes fala de um desafio a ser superado pelo cinema no Brasil. "O cinema conta com uma série de problemas graves. O mais grave é a exibição e divulgação, que é tão custosa quanto produzir. Se alguém quisesse resolver esse problema (do cinema nacional), deveria pensar em sanar esse gargalo da exibição".

Você pode gostar
Comentários