André Curvelo - arquivo pessoal
André Curveloarquivo pessoal
Por RODRIGO TEIXEIRA

'Cada um de nós compõe a sua história / Cada ser em si / Carrega o dom de ser capaz / E ser feliz'. Fazendo o uso dos versos de Renato Teixeira e Almir Sater é que vamos falar de um violeiro, jornalista e pai, que ao lado de Fátima Bernardes, nos diverte e emociona no programa 'Encontro', da Globo. André Curvello conversou com o D Domingo e abriu o coração, falou da alegria de passar sua mensagem para milhões de telespectadores diariamente ao vivo, da responsabilidade de ser pai e dos sonhos profissionais.

"Eu sempre quis ser repórter. Contar histórias é o ofício que me encanta. Aliás, eu nem pensava em trabalhar em estúdio. Sempre gostei de estar nas ruas", diz André, que é um dos substitutos de Fátima Bernardes no programa 'Encontro'.

Recentemente, em entrevista à Rádio Globo, André chegou a dizer que "Informação sempre foi um bem muito valioso" e sabe que falar para milhões de pessoas diariamente na TV é algo de extrema responsabilidade, mas que é possível se divertir.

"Eu me divirto muito fazendo determinadas pautas, mas também sofro discutindo assuntos que ainda assolam nossa sociedade, como o preconceito e a violência. Até hoje não sei como é possível fazer TV ao vivo (risos). É preciso estar sempre muito bem informado e saber abordar os entrevistados, para que eles fiquem à vontade e exponham suas ideias e argumentos", diz o jornalista, que nunca tinha imaginado trabalhar com Fátima Bernardes.

"Jamais imaginei trabalhar com a Fátima Bernardes. É incrível! Sou fã e aprendo todos os dias. Sei que sou um privilegiado. Frio na barriga é vida! (risos). Mas, às vezes, quase esqueço que estamos num palco. O clima no 'Encontro com Fátima Bernardes' é tão acolhedor que me sinto na sala de casa", afirma Curvello, que defende a humildade como estilo de vida e qualidade que abre portas na TV.

"De nada adianta o talento sem a humildade. Acho que as pessoas com quem trabalhei tiveram paciência e carinho para me ensinar por causa da minha postura. TV é equipe. Quem me disse isso pela primeira vez foi Alice-Maria, um ícone do jornalismo brasileiro. Foi no dia em que cheguei à Globo como estagiário. Lá se vão 15 anos, e até hoje ninguém provou o contrário", completa o repórter.

Pai violeiro

Curvello descreve seu momento atual na profissão como o "mais feliz" que já teve e sabe que cada dia de sua carreira foi importante e necessário para chegar aonde está e sonhe com um projeto na TV.

"Eu sonho em trabalhar com crianças. Um programa de contação de histórias, por exemplo", conta, sem titubear, o jornalista, que é 'pai babão' ao falar das duas filhas, Antônia (a mais velha) e Clarice (a mais nova), frutos do casamento de oito anos com Patrícia Dias.

"Nenhuma dor faz sombra à alegria de ser pai. O melhor dos sonhos. Nasci pra isso. Consigo passar um bom tempo com minhas filhas. Acordo com elas, as levo para a escola, conto histórias, brinco, coloco pra dormir, enfim, é uma rotina deliciosa", afirma o jornalista, que evita qualquer problema com suas meninas com muita conversa.

"Diálogo, diálogo e mais diálogo. Precisamos sempre conversar com nossos filhos. Acho que 99% dos problemas podem ser evitados com essa receita. Dou limites e sou rígido quando necessário. Crianças também querem limites. Mas, na maioria do tempo, sou um pai babão", finaliza o jornalista, que completa 15 anos de Rede Globo e tem como hobby inventar histórias, compor músicas infantis. E ainda toca como ninguém uma viola caipira e arrasa nos teclados e ukulele.

Você pode gostar
Comentários