Para divertir, aprender e desenvolver - Divulgação
Para divertir, aprender e desenvolverDivulgação
Por *Aventuras Maternas

Com o acesso cada vez mais fácil à internet, muitas crianças estão deixando de lado um dos maiores prazeres da vida: ler. Responsável por levar os pequenos a viajar por aventuras, conhecimento e saber, os livros estão perdendo espaço para jogos e programas do universo online.

Fabiana Bechara, pedagoga, psicóloga e professora de Educação Infantil do Colégio Miraflores, em Niterói, pontua como são muitos os benefícios da leitura para o desenvolvimento da criança. “Na primeira infância, em especial, podemos falar da facilitação do processo da aquisição da linguagem, organização do pensamento, passando também pela ampliação e enriquecimento do vocabulário. A leitura também contribui - e muito - para o desenvolvimento sócio-afetivo dos pequenos, pois através das histórias contadas eles têm a oportunidade de experimentar emoções, situações e dilemas que fazem parte do cotidiano infantil. Além disso, como na primeira infância a criança precisa de alguém que leia para ela, esta relação de troca, diálogo e afeto é de grande valor. Quem não lembra de algum momento de sua infância com a vovó contando uma história ou a professora da escola? São momentos significativos que contribuem para o desenvolvimento infantil”. Além disso, lembra Fabiana, a leitura também contribui para a constituição do imaginário da criança, permitindo que ela experimente diferentes realidades, que brinque sem limites.

A seguir, alguns títulos que podem chamar a atenção dos pequenos para inserir cada vez mais leitura no seu dia a dia. Afinal, como diz Fabiana, a criança que tem o hábito da leitura se expressa, se entende, pensa, fantasia e brinca mais.

- “As Viagens de Valentim” (Sonhos de Bolso): O livro é uma obra cativante, ainda não lançada, que resgata as histórias clássicas e promove um ode a escrita. O livro de contos foi escrito por Natalia Avila e ilustrado em aquarela por Martha Guevara. Apresentando como protagonista um menino negro, a obra pretende argumentar visualmente sobre a representatividade da maioria das crianças de nosso país. A missão é que toda criança entenda que é na literatura que podemos fazer as viagens mais inesquecíveis, mas é só com nossas próprias ideias, ações e palavras que podemos ser o autor do nosso próprio destino e escrever a nossa própria história. O livro pode ser lido de duas formas: do início até o final, compreendendo o arco de Valentim; ou pontualmente, em alguma de suas aventuras em uma das histórias clássicas que ele visita. Os contos infantis eternizados mundialmente há décadas são conhecidos pelas histórias curtas e moral ao final. Mas dentro de cada viagem de Valentim, ele se vê como um grande amigo do protagonista e disserta sobre temas presentes no crescimento de uma criança: com o aprendiz de feiticeiro, ele fala sobre o acumulo de matérias durante uma semana de provas; com o Mágico de Oz, sobre democracia e eleição; com Alice, sobre ser muito pequeno para algumas coisas e grande demais para outras; e assim vai. www.sonhosdebolso.com

 

- “Genoveva, a Unicórnio em: A terra da imaginação”(Sonhos de Bolso): é uma obra com poesia encantadora que resgata o significado do unicórnio: a pureza e a infância. É o retrato do convívio infantil com brincadeiras, brigas, fazer as pazes e principalmente o trabalho em equipe! Quantas são as coisas maravilhosas que podemos fazer junto de nossos melhores amigos! No caso da Genoveva e sua turma, eles trazem para a Terra o pôr do sol mais encantador de todos os tempos. "Basta acreditar na lenda que vive em nossos corações. Um passe de mágica é fácil, para quem sonha nessas proporções."

www.sonhosdebolso.com

 

- “É Doce Mesmo” (Editora Brasil): Da autora Renata Bueno, o livro mostra que até mesmo os personagens mais doces têm um lado amargo. A princesa é sempre uma boa menina? O gatinho não é sempre fofo, ainda mais quando alguém mexe em sua comida.

- “Brincando com a Turma da Mônica” (Editora Senac São Paulo): Para os pais que adoram relembrar a infância, nada melhor do que o livro “Brincando com a Turma da Mônica”, escrito por Ricardo Nastari e ilustrado por Maurício de Sousa. Ele reúne mais de 70 brincadeiras, jogos, parlendas e passatempos que fazem parte do manual da infância feliz e, com certeza, vão ser úteis para os papais que tem filhos pequenos.

- “Os Futebolíssimos: O mistério do goleiro fantasma” (SM): O terceiro volume da coleção Os Futebolíssimos chegou ao Brasil. A obra infantojuvenil, escrita pelo autor espanhol Roberto Santiago, e com ilustrações de Enrique Lorenzo, vendeu mais de 1,5 milhão de exemplares ao redor do mundo, foi traduzida para nove idiomas e tem ao todo 13 títulos em catálogo. Composta pelos dois primeiros volumes: 'O mistério dos árbitros adormecidos' e 'O mistério dos sete gols contra', também lançados este ano pela SM, ‘O mistério do goleiro fantasma’ chega recheado de histórias sobre amizade, trabalho em equipe e amores adolescentes. A previsão é de que o volume quatro seja lançado no país até dezembro. Além do futebol propriamente dito, ‘Os Futebolíssimos 3’ aborda também um tema bastante atual e polêmico: a imigração. A ideia do autor é fazer com que os leitores possam refletir sobre preconceito e intolerância e passar uma mensagem sobre respeito, aceitação da diferença e cultura da paz. Para ele, tratar este e outros assuntos abordados no livro com uma linguagem despojada, escrita simples e ilustrações divertidas atraem a criançada.

- “Brasileirinho - Português Para Crianças e Pré-Adolescentes” (Editora EPU): Há 25 anos como professor de Língua Portuguesa da Escola Alemã Corcovado, Claudenir Gonçalves lançou recentemente um livro didático para crianças e jovens estrangeiros, e brasileiros ausentes do Brasil por longo período, que pretendem voltar a viver no Brasil e estudar em escolas brasileiras. A obra intitulada “Brasileirinho - Português Para Crianças e Pré-Adolescentes”, da Editora EPU, apresenta, ainda, de forma divertida e artística, a cultura e os valores brasileiros. A ideia do livro surgiu quando Claudenir começou a dar aulas de português para crianças na Alemanha e identificou que os livros traziam um conteúdo mais voltado a adultos. Com 288 páginas e dividido em oito módulos, o livro é composto por diversos gêneros textuais, com foco nos interesses do público infantojuvenil, como brincadeiras, jogos, contos de fadas, fábulas e histórias de nosso folclore. A obra conta ainda com um material suplementar para docentes, com dicas para que o trabalho dos professores seja feito de maneira mais lúdica e interativa. Na versão eletrônica (e-book), o livro possui ainda áudios de músicas, falas, karaokê e leitura dramatizada. O livro está à venda no site da Editora (Grupo GEN) e em diversas livrarias. Além disso, 15% dos direitos autorais da venda dessa obra serão doados à organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras.

 

- “Será que pode ou faz mal?” (Saber e Ler): O que acontece quando se cutuca um machucado? Tomar sorvete no frio faz mal? Podemos pegar e comer um doce que caiu no chão? Essas e outras dúvidas são respondidas em Será que pode ou faz mal?, livro que traz um guia divertido sobre mitos e verdades a respeito da saúde das crianças. A obra marca a estreia da parceria entre a jornalista Mariza Tavares e o médico Luis Fernando Correia. Para deixar a leitura mais prazerosa, os versos bem-humorados de Mariza ganham vida e ação com os desenhos da ilustradora Bruna Assis Brasil, que são acompanhados pelos esclarecimentos da seção “O que diz Doutor Luis”. Nela, estão os conselhos do profissional de saúde, úteis tanto para crianças quanto para adultos.

- “As Aventuras de Fábio e Nina na Escola”: Os gêmeos Fábio e Nina estudam na mesma turma e são os irmãos mais conhecidos do colégio. Precoces, encantadores, têm no entanto o hábito de se meter em inesperadas aventuras e hilariantes confusões. Enquanto se preparam com os colegas para a grande apresentação do trimestre, precisam enfrentar a ira da psicóloga do colégio, determinada a separá-los de turma. Isto é, se ao menos conseguirem escapar do assustador buraco em que se meteram. O livro é independente, e para comprar basta enviar um email para sergiocharlab@gmail.com.

Você pode gostar