Paris - Divulgação
ParisDivulgação
Por

Fui diretor internacional do jornal 'Gazeta Mercantil' e, hoje, trabalho em turismo, o que faz com que viajar seja parte da minha vida há muitos anos. E quanto mais eu viajo, mais aprendo a viajar. E neste artigo vou compartilhar com vocês alguns ensinamentos.

Primeiro: se você não está habituado com um remédio - nunca tome pela primeira vez nem à noite (você está fora do seu controle total) e, muito menos, em uma viagem para longe. A reação pode ser violenta, porque cada organismo reage de forma diferente, e você pode ter uma incompatibilidade que vai estragar o seu prazer/lazer.

Segundo e na mesma linha: se você nunca provou um determinado tipo de comida, por mais famosa que seja (foie gras, escargots, peixes exóticos, temperos inusitados etc), pegue leve porque o seu organismo pode não acompanhar a sua curiosidade. Vi muito brasileiro chegar em Paris e na primeira noite ir a um bistrô típico e cair de boca num desses pratos. E no dia seguinte, e nos subsequentes, passar mais tempo "no vaso" do que conhecendo os encantos da capital francesa.

Terceiro: o mesmo serve para bebidas alcoólicas. O casal chega de viagem numa dessas grandes cidades da Europa (muitas vezes estressado do longo voo) e no primeiro jantar resolve tomar duas garrafas de vinho "porque a vida pode ser bela!". Resultado: três dias de enxaqueca. Porre se toma em casa!

Você pode gostar
Comentários