Paolla Oliveira - Globo/Raquel Cunha
Paolla OliveiraGlobo/Raquel Cunha
Por Gabriel Sobreira

Paolla Oliveira tem faturado alto com o sucesso de Vivi Guedes, a digital influencer de 'A Dona do Pedaço'. Garota-propaganda de uma marca de cosméticos, de uma grife esportiva e de uma empresa de produtos naturais, a atriz será substituída a partir de amanhã por sua personagem no comercial de uma montadora de veículos. A campanha foi gravada nos Estúdios Globo. Ontem, Vivi usou o Instagram para anunciar que estrelará seu primeiro comercial no horário nobre.

"Quando recebi e criei a personagem, não pensei sobre isso, até porque o que está acontecendo com a Vivi é precursor, inovador. Nunca tivemos algo assim nas novelas. Não tínhamos como planejar esse cenário, mas fico feliz que a personagem tenha se tornado este case de sucesso e que esta credibilidade chegue às marcas que confiam nas ações com ela", diz Paolla Oliveira, de 37 anos.

SEGUIMORES

A it girl criada pelo autor Walcyr Carrasco virou meme, é copiada nas redes sociais por mulheres do país inteiro, dita moda e, a cada dia que passa, a musa conquista milhares de "seguimores" no Instagram, acumulando mais de 812 mil fãs.

É claro que Paolla também ganha muito com essa popularidade em alta da personagem. Desde a estreia da novela, há quase três meses, a atriz aumentou o número de seguidores no Instagram em mais de 2,7 milhões — hoje, no total, tem 18,7 milhões de fãs na rede social. Recentemente, ela renovou contrato com uma loja de varejo até o final de 2021.

Quando questionada se está mais para 'pão-dura' ou 'gastadeira', Paolla diz que tenta manter o equilíbrio. "Sempre trabalhei muito. Valorizo o trabalho e o que ganho. Isso ajuda muito a não passar dos limites", explica.

MERCADO PUBLICITÁRIO

De olho nessa popularidade, marcas que têm contrato com Paolla encontram em Vivi (através de merchandising na novela ou em posts pagos no Instagram) uma oportunidade para ampliar o alcance de público. Vira e mexe, a it girl aparece indicando produtos de beleza, em formas de parcerias pelo Instagram.

"Minha família vem de uma vida muito humilde. O meu pai, crescido no interior do Rio Grande do Norte, aprendeu tudo sozinho e sempre fez questão de passar os ensinamentos e seu prazer pelas finanças. Ele vive dizendo como criou três filhos, nos ensinando como poupar e rentabilizar. E isso fez de mim uma mulher atenta e curiosa sobre esse tema", conta a atriz paulistana. "Gosto de saber como investir. Procuro sempre me diversificar e não sou muito adepta de perfis agressivos, ainda mais com a instabilidade dos dias que vivemos", acrescenta.

OUTROS CASOS

Esta não é a primeira vez em que uma personagem de novela vira estrela de uma propaganda. Nuno Leal Maia, que interpretou o bicheiro Tony Carrado em 'Mandala' (1987), protagonizou um comercial de churrascaria vestido como seu famoso personagem. Mas não é preciso ir tão longe. Em 2012, na época do sucesso de 'Avenida Brasil', Murilo Benício apareceu em uma campanha da Vivo caracterizado como Tufão, da novela de João Emanuel Carneiro. A propaganda foi veiculada na internet, e retirada após uma notificação da Globo.

É bem verdade que, nos casos acima citados, os atores estavam caracterizados como na ficção, mas não falavam abertamente o nome do personagem. Essa pode ser a grande diferença entre eles e o caso Vivi Guedes, a partir de amanhã. Questionada se Vivi é sua personagem mais rentável, Paolla Oliveira trata de esclarecer: "Quando aceito um trabalho, são outras questões que me motivam e que me alimentam. Penso na relação dela com o público, na história e no desafio de criá-la", diz.

 

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