Amigos - Divulgação
AmigosDivulgação
Por RICARDO SCHOTT

Tem novidade no front dos Amigos. Leonardo, Chitãozinho, Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, que voltaram com o show conjunto que marcou época nos anos 1990 (e que passa pela Jeunesse Arena no dia 14 de dezembro), vêm apresentando uma música nova, 'Única', de autoria de Xororó e da dupla Tonny e Kleber. A canção apareceu no dia 23 no show do quinteto na Festa do Peão de Barretos. E junta-se aos mais de 40 sucessos da música sertaneja que aparecem no repertório da tour 'Amigos 20 Anos - A História Continua'.

Coautor da canção, Xororó está consciente da tarefa que é incluir uma canção nova num set list que inclui sucessos de grosso calibre, como 'Evidências', 'Não Aprendi A Dizer Adeus' e 'É o Amor'.

"É sempre uma responsabilidade incluir música nova em repertório, porque ali vemos a reação do público. No entanto, é uma canção muito bonita, modéstia à parte. É bem romântica e com elementos muito fortes da natureza. Foi feita com muito carinho. Acho que os fãs irão gostar", afirma o compositor (o vídeo com a canção, publicado no canal de Chitãozinho & Xororó, já passou das 28 mil visualizações).

Apesar de Leonardo ter dito de brincadeira em algumas entrevistas que o sexteto (que contava com seu irmão Leandro, morto em 1998) não ensaiava, havia ensaios, sim. "Eu que não lembrava!", brinca o sertanejo. De 20 anos para cá, muita coisa mudou, tanto na tecnologia quanto no contato com os fãs (que hoje sabem das novidades da tour pelas redes sociais). E os encontros para preparar os shows, garante Zezé di Camargo, têm sido bem divertidos.

"Existe uma característica bem marcante de cada um de nós já no ensaio. Xororó lidera o grupo, Leonardo descontrai e eu vou na onda de todos eles. Acho que eu absorvo um pouco de cada um e talvez na minha personalidade tenha um pouco de cada um. Tem o cronômetro do Luciano e do Xororó, tem a emoção do Chitão e a minha, tem a diversão do Leonardo... E, juntos, nós cinco, temos a música pulsando em nossas veias, em nossos corações e em nossas almas", poetiza o autor de 'É o Amor'.

Luciano complementa afirmando que tem sido tudo uma enorme nostalgia e que passa um filme na cabeça de todo o mundo no palco. "Eu era um menino quando tudo isso aconteceu. Tinha 23 anos quando os 'Amigos' começaram. Voltei a me sentir menino cantando com os meus ídolos no palco", afirma.

Homenagem

O cenário da turnê tem o formato de uma letra 'A': é a inicial do show, mas também é a letra que aparecia na camiseta do saudoso Leandro (como eram seis cantores, cada um usava uma camisa com uma letra da palavra 'amigos'). O motor da dupla Leandro & Leonardo é bastante relembrado e homenageado no show. Na hora em que o quinteto canta 'Mano', homenagem a Leandro gravada por Leonardo em carreira solo, as vozes se unem à imagem do cantor que aparece num telão. "Sempre sentimos a falta do Leandro, sempre atento e carinhoso, mas contornamos lembrando dos nossos momentos", recorda o irmão.

Anos 1990

Foi a Globo que juntou o sexteto que formaria o 'Amigos'. Leandro, Leonardo, Chitãozinho, Xororó, Zezé di Camargo e Luciano (a relação segue a ordem das camisetas com as letras da palavra 'amigos') uniram-se no fim de 1995 para um especial de fim de ano da emissora. Deu tão certo que a turma se juntou para outros especiais. O último foi em 31 de dezembro de 1998, já sem Leandro (e em homenagem a este).

"Completamos 20 anos de nossa última apresentação como Amigos. Nada melhor que celebrar este marco com nosso público cantando e curtindo com a gente", diz Chitãozinho.

Primeira vez

Os especiais 'Amigos' foram gravados em lugares como São Caetano do Sul, Paulínia (ambos SP) e Belo Horizonte (MG). No Rio, o show conjunto acontecerá pela primeira vez. "O público carioca sempre nos recebeu de braços abertos como o Cristo Redentor. Então, a gente promete retribuir os cinco em um grande evento", conta Zezé. "Amo cantar no Rio. Sei não, mas acho que o mar vai virar sertão novamente", brinca Leonardo.

Você pode gostar
Comentários