Fernanda Torres em cena de ’Ainda Estou Aqui’Alile Dara Onawale
'Ainda Estou Aqui': Oscar pode render noite histórica para o cinema brasileiro
Longa-metragem de Walter Salles concorre nas categorias Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme
Rio - Chegou o dia! A 97ª edição do Oscar acontece neste domingo (2) e os brasileiros estão na torcida por Fernanda Torres e o filme "Ainda Estou Aqui". Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa conta a luta de Eunice Paiva após o marido, Rubens Paiva, ser levado por membros da Ditadura Militar. Em ano de disputas acirradas, a produção concorre em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz e Melhor Filme. A premiação será transmitida pela TNT no canal pago, pela Max no streaming e pela TV Globo na TV aberta, com exceção do Rio de Janeiro.
A cineasta Fernanda Schein analisa o cenário imprevisível. "É um momento excelente para o cinema mundial, porque o Oscar desse ano está com filmes, temas, cineastas, e backgrounds variados. Então, eu acho que isso só mostra o quanto a indústria está se abrindo para novas vozes. Produções como 'A Substância', que são gêneros mais ligados ao terror e classicamente ignorados pelo Oscar, estão presentes. Acho que tem tudo para ser um ano histórico", destaca.
"Ainda Estou Aqui" chega com fortes expectativas de levar ao menos uma estatueta. "Talvez no mês passado eu teria dito que era muito improvável que tivesse chance na categoria principal. Acho que está quase certo que a gente vai levar como Melhor Filme Internacional, vou ficar muito surpresa caso não leve. A chance é pouca na categoria principal, mas houve anos em que tivemos grande surpresa e o filme internacional levou também melhor filme, né? Com "Parasita" (em 2020) foi assim", lembra a profissional.
Walter Salles comenta a importância das indicações para o Brasil. "É o reconhecimento da literatura brasileira do livro seminal de Marcelo, da música brasileira genial de Caetano (Veloso), Gal (Costa), Erasmo (Carlos) e Tom Zé, do cinema brasileiro que forma atores e artistas tão incríveis quanto os que eu tive a honra de colaborar com em 'Ainda Estou Aqui'. Acima de tudo, é o reconhecimento da importância de Eunice Paiva como protagonista da história do país, algo que o público brasileiro soube abraçar antes de qualquer outro", diz.
O diretor agora totaliza sete indicações ao Oscar em sua carreira. Além de "Ainda Estou Aqui", ele também foi reconhecido pela Academia por "Central do Brasil" e "Diários de Motocicleta" nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original, que rendeu a estatueta a Jorge Drexler. "Esse é um momento de celebração não só para todos nós que fizemos o filme, mas para toda a cultura brasileira".
Totalmente Premiado
"Ainda Estou Aqui" fez sua estreia mundial no Festival de Veneza, em setembro do ano passado, onde foi aplaudido por 10 minutos e recebeu o prêmio de melhor roteiro para Murilo Hauser e Heitor Lorega. Nos cinemas brasileiros, ocupa 650 salas e totaliza mais de 5,2 milhões de espectadores em sua 16ª semana de exibição. Atualmente é a produção nacional de melhor desempenho após a pandemia. Segundo dados do OCA (Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual), ocupa a 15ª posição no ranking de maior público da história dos filmes brasileiros.
O longa-metragem acumulou mais de 35 prêmios e faturou, entre eles o OFTA Film Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira, o Dorian Awards por Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Ano, a premiação de Melhor Longa-metragem Brasileiro pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), levou o Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano, entre outros.
A atuação na produção rendeu o Globo de Ouro para Fernanda Torres na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, marcando a primeira vitória de uma artista brasileira na premiação. A filha de Fernanda Montenegro também venceu o Latino Entertainment Film Awards, Gold Derby, Virtuosos Award, Satellite Awards 2025, o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Critics Choice Association.
O filme ainda recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longas-metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos, foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024 e reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação americana sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes do ano passado.
Tal Mãe, Tal Filha
Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar em 1999 pela atuação em "Central do Brasil", mas a estatueta foi para Gwyneth Paltrow. A ganhadora do Globo de Ouro encara uma disputa acirrada com chances de vitória para Mikey Madison, que faturou o BAFTA (Considerado o Oscar britânico) e Demi Moore, vencedora do SAG Awards.
Fernanda Schein destaca os votantes em comum entre a Academia e o SAG, gerando uma tendência à favor da estrela de "A Substância". "É difícil apontar uma favorita porque está super dividido. O maior indicador da premiação às vezes é o SAG. Mas a candidatura da Fernanda vem ganhando cada vez mais força e a votação do Oscar é a última a acontecer. Tem chance dela ganhar. A torcida aqui está muito grande, ela pediu para não ter clima de Copa do Mundo, mas está todo mundo no maior clima só torcendo pela Fernanda", avalia a cineasta.
Mobilização
O sucesso de "Ainda Estou Aqui" pode ser medido pelas redes sociais. Fernanda Torres saltou de aproximadamente 690 mil seguidores para 4,3 milhões apenas no Instagram. As publicações no perfil oficial da Academia do Oscar sobre a atriz brasileira são as mais visualizadas. A foto da artista no jantar organizado antes da premiação recebeu mais de 380 mil curtidas contra quase 20 mil de Demi Moore, principal concorrente na categoria Melhor Atriz.
O engajamento dos brasileiros pode ter interferido na votação do Oscar. "Na categoria internacional acontece muito dos votantes não assistem todos os indicados. Acaba ganhando o filme que mais pessoas viram. Ela é um pouco deixada de lado às vezes. Acho que isso até pode estar mudando, mas em geral, foi a principal vantagem da campanha: trazer visibilidade para o filme, fazê-lo crescer como um todo na consciência coletiva da indústria e as pessoas assistem e, consequentemente a possibilidade de você votarem nele é maior", explica Fernanda Schein.
Folia
Uma febre nas redes sociais, os memes de Fernanda Torres ganharam as ruas no pré-Carnaval. Após a vitória no Globo de Ouro em janeiro, a atriz foi homenageada no bloco Braba Igual à Mãe, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde a artista viveu parte da infância. O cortejo foi criado apenas para a folia deste ano.
Já o bloco A Vida Presta desfilou no bairro da Pompeia, em São Paulo. Teve folião fantasiado de estatueta do Oscar e também quem recriasse a foto divulgada pela Academia durante a participação de Fernanda Torres no Governors Awards, evento anual que celebra as conquistas da indústria cinematográfica.