Publicado 17/07/2022 14:22 | Atualizado 17/07/2022 14:25
Rio - Faltando pouco mais de sete meses para o Carnaval 2023, as escolas do Grupo Especial já estão a pleno vapor nos preparativos para o próximo desfile. Dez das 12 agremiações que formam da elite da folia já apresentaram enredos. Somente a Vila Isabel e a Mocidade ainda não divulgaram seus temas. A previsão, no entanto, é que ambas façam o anúncio até o fim de julho.
Atual campeã do Grupo Especial e primeira escola a divulgar seu tema a Grande Rio irá falar sobre Zeca Pagodinho. Com o enredo chamado 'Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!', a ideia da homenagem a um dos principais cantores do país partiu dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora que, juntamente com a sua equipe de criação, já estão desenvolvendo a narrativa e o visual do próximo desfile.
Campeã em 2020, a Unidos do Viradouro terá como enredo "Rosa Maria Egipcíaca". A escola de Niterói irá falar de Rosa Courana, ou Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no país. O carnavalesco é Tarcísio Zanon.
A Imperatriz Leopoldinense irá apresentar na Avenida o enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida". Neste tema, o carnavalesco Leandro Vieira, vai se inspirar nas visões delirantes dos cordéis nordestinos que contam histórias fantásticas sobre a chegada de Virgulino Ferreira da Silva - o lendário Lampião - ao céu e ao inferno.
A Mangueira apresentou seu enredo no último dia 6 de junho. Os carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão escolheram o tema, batizado de "As Áfricas que a Bahia canta", no qual vão falar da narrativa de protagonismo negro, mostrando as construções das visões de África na Bahia a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras. A ideia é exaltar o protagonismo feminino nesse processo e as lutas contra intolerância, racismo e fortalecimento da identidade afrobrasileira.
O carnavalesco do Império Serrano, Alex de Souza, traz o enredo "Lugares de Arlindo". Campeã da Série Ouro, a escola de Madureira irá contar a história de Arlindo Cruz. "Como numa roda de amigos, o Império Serrano promove um reencontro para celebrar o grande Arlindo Cruz. Nesta festa regada a muito samba, vamos relembrar a sua história, seus sucessos e, com eles, percorrer caminhos que nos levará a lugares, reais e simbólicos, que marcam a trajetória desse imperiano de fé", afirma o carnavalesco.
A Paraíso do Tuiuti, com "Mogangueiro da Cara Preta", dos carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo, irá levar para a Avenida a história dos búfalos na Ilha de Marajó, no Pará, além de falar sobre o rico folclore da região. "Estamos mergulhados na pesquisa de um tema que vai ser ricamente explorado. Essa é a fase em que separamos as informações visuais e os textos. Tudo para contar muito bem essa história", diz Rosa.
A Portela, que celebra 100 anos de fundação em 2023, irá falar sobre a sua história. Com o enredo "O Azul que vem do infinito", os carnavalescos Renato e Márcia Lage vão exaltar os grandes nomes da Azul e Branco de Madureira.
"Delírios de um paraíso vermelho" é o enredo do Salgueiro para 2023. Na Sapucaí, o carnavalesco Edson Pereira pretende homenagear Joãosinho Trinta, um dos maiores nomes do carnaval carioca, oito vezes campeão do Grupo Especial, sendo dois títulos pela agremiação, em 1974 e 1975. Joãosinho morreu em dezembro de 2011.
A Beija-Flor de Nilópolis vai com "Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência". Os carnavalescos da escola, Alexandre Louzada e André Rodrigues, querem defender um novo dia da Independência para o Brasil. "A ideia é provocar na mente das pessoas que a Independência não deveria ser comemorada em 7 de setembro e sim em 2 de julho, pois é a data em que se celebra a expulsão das tropas portuguesas da Bahia em 1823, um triunfo nacional com forte protagonismo feminino e afro-ameríndio", conta André.
Na última sexta-feira (15), a Unidos da Tijuca lançou seu tema. O carnavalesco Jack Vasconcelos irá mostrar na Avenida as belezas e os encantos da Baía de Todos-os-Santos, na Bahia.
Ordem dos desfiles do Grupo Especial
Na noite da última segunda-feira (11) a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) sorteou a ordem dos desfiles do Grupo Especial, que irão acontecer nos dias 19 e 20 de fevereiro. Confira a sequência:
Domingo, 19 de fevereiro
Império Serrano
Grande Rio
Mocidade
Unidos da Tijuca
Salgueiro
Mangueira
Segunda, 20 de fevereiro
Grande Rio
Mocidade
Unidos da Tijuca
Salgueiro
Mangueira
Segunda, 20 de fevereiro
Paraíso do Tuiuti
Portela
Vila Isabel
Imperatriz
Beija-Flor
Viradouro
Portela
Vila Isabel
Imperatriz
Beija-Flor
Viradouro
*Matéria do estagiário Wellington Melo, sob supervisão de Raphael Perucci
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.