Carnavalesco Tiago Martins celebra o título inédito da escolaPedro Teixeira / Agência O Dia

Rio - Campeã da Série Ouro e rumo ao Grupo Especial pela primeira vez, a Acadêmicos de Niterói levou para a Marquês de Sapucaí a cultura das quadrilhas de festa junina com o enredo 'Vixe Maria', do carnavalesco Tiago Martins, que celebrou o título nesta quinta-feira (6).


"Eu tô muito feliz, realizado! Eu acho que isso é a prova de tudo que eu passei lá atrás. Ter a oportunidade de juntar duas festa, eu venho da quadrilha e chego no Carnaval através disso. Trazer para Sapucaí, para contar um pouco essa origem, é muito satisfatório. São duas festas folclóricas, culturais e populares que se misturaram dentro de uma só. E trouxe esse campeonato aí", comemorou.

Para 2026, Tiago revelou que já tem várias ideias. "Agora é trabalhar, chegar no Especial, chegar bem… Ter uma semana de descanso e a gente já começar a pensar. Eu falo uma semana de descanso, mas minha cabeça daqui para lá já começa a pensar sobre, o Carnaval do especial. Agora é parar, sentar e estudar muito bem para fazer uma coisa muito bacana", disse.
O enredo contou a história e as origens de um dos maiores São João do mundo, celebrado na cidade de Maracanaú, no Ceará. Com cores vibrantes, alegorias detalhadas e uma evolução impecável, a Acadêmicos de Niterói se destacou na competição, consolidando sua ascensão ao Grupo Especial, com 269.5 pontos. 
A disputa pelo título foi acirrada, com Niterói brigando ponto a ponto com União da Ilha e Porto da Pedra até os três últimos quesitos, quando conseguiu se isolar na liderança. A Estácio de Sá chegou a ameaçar a primeira colocação no penúltimo quesito, mas a Acadêmicos de Niterói manteve a pontuação máxima na avaliação da bateria e garantiu o campeonato.
São Clemente e Tradição foram rebaixadas e vão disputar a Série Prata no próximo ano. Os desfiles acontecem na Estrada Intendente Magalhães, Zona Norte.