Com um desfile vibrante e envolvente, a escola azul e branca emocionou o públicoPedro Teixeira/Agência O Dia
Acadêmicos de Niterói é campeã da Série Ouro e desfilará na elite em 2026
Agremiação vai desfilar pela primeira vez no Grupo Especial do Carnaval
Rio - A Acadêmicos de Niterói fez história ao conquistar, nesta quinta-feira (6), seu primeiro título na Série Ouro e garantir uma vaga no Grupo Especial do Carnaval carioca em 2026. A azul e branca transformou a Marquês de Sapucaí em uma grande festa junina com o enredo "Vixe Maria", conquistando público e jurados.
Desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, o enredo contou a história e as origens de um dos maiores São João do mundo, celebrado na cidade de Maracanaú, no Ceará. Com cores vibrantes, alegorias detalhadas e uma evolução impecável, a Acadêmicos de Niterói se destacou na competição, consolidando sua ascensão ao Grupo Especial, com 269.5 pontos.
A disputa pelo título foi acirrada, com Niterói brigando ponto a ponto com União da Ilha e Porto da Pedra até os três últimos quesitos, quando conseguiu se isolar na liderança. A Estácio de Sá chegou a ameaçar a primeira colocação no penúltimo quesito, mas a Acadêmicos de Niterói manteve a pontuação máxima na avaliação da bateria e garantiu o campeonato.
Devido ao incêndio ocorrido no dia 12 de fevereiro na fábrica Maximus Confecções, que produzia fantasias para as agremiações da Série Ouro, Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu não foram julgadas. Na ocasião, uma pessoa morreu e outras 20 pessoas ficaram feridas.
São Clemente e Tradição foram rebaixadas e vão disputar a Série Prata no próximo ano. Os desfiles acontecem na Estrada Intendente Magalhães, Zona Norte.
Veja a classificação
1. Acadêmicos de Niterói - 269,5
2. Estácio de Sá - 269.3
3. Porto da Pedra - 269,1
4. União da Ilha - 268,9
5. União de Maricá - 268,8
6. Vigário Geral - 268,6
7. Arranco - 267,7
8. Acari - 267,5
9. Em Cima da Hora - 267,2
10. Inocentes de Belford Roxo - 267,1
11. Botafogo Samba Clube - 267
12. São Clemente - 266
13. Tradição - 265,5
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.