Milton Cunha, durante o terceiro dia de desfiles na SapucaíReprodução / TV Globo

 Rio - O Carnaval passou, mas Milton Cunha continua sendo um dos assuntos mais comentados. O comentarista da TV Globo teve seu currículo compartilhado por milhares de internautas, surpreendendo quem desconhecia sua formação acadêmica. Além de trilíngue, ele possui um pós-doutorado e está cursando outro.


Milton Cunha tem um extenso histórico de estudos. Ele se formou em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1982), especializou-se em Moda e Indumentária pela Universidade Estácio de Sá (2004) e seguiu para a área de Letras. Seu mestrado (2006) e doutorado (2010) pela UFRJ foram voltados para as narrativas do carnavalesco Joãosinho Trinta.

Na sequência, conquistou um pós-doutorado em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2017), onde pesquisou narrativas culturais no Carnaval de Rosa Magalhães. Atualmente, cursa outro pós-doutorado no Fórum de Ciência e Cultura do Museu Nacional da UFRJ, investigando o Boi de Parintins como patrimônio cultural dos povos da Floresta Amazônica.

Além disso, Milton Cunha domina inglês e francês, além do português. Sobre a repercussão de seu currículo, ele comentou: "Muita gente acha que sou só um ator, engraçado, né? Não sabe que estudei. Nunca vou parar de estudar. Nunca paro!", disse Carnavalesco em entrevista ao Gshow.

Discurso emocionante no Carnaval
Outro momento que gerou grande repercussão foi o discurso de Milton Cunha durante a transmissão do Carnaval Globeleza. Ele defendeu a população LGBTQIAP+ ao comentar o desfile do Paraíso do Tuiuti, escola que trouxe a história de Xica Manicongo, a primeira mulher trans documentada no Brasil.

"Nada do que eu falo é escrito, nada! Tudo que falo é no rompante. Na hora, fiquei com vontade, falei, nem perguntei para a direção se eu podia falar aquilo, fazer aquilo. Faço porque acho que tenho direito de fazer, sabe? Eu mesmo me autorizo. Então, aquilo ali é um rompante. De repente, vi aquela comissão de frente, me lembrei da criança que eu fui e comecei a falar".