Apuração do Carnaval 2025 aconteceu na tarde de quarta-feira (5)Renan Areias / Agência O Dia

Rio - Um erro de digitação na publicação oficial das notas do Carnaval 2025 movimentou as redes sociais na tarde desta quinta-feira (26) e deu brecha para vários questionamentos. No documento inicial publicado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), a Grande Rio aparecia empatada com a Beija-Flor de Nilópolis, campeã deste ano.
Confira abaixo:
Erro de digitação da Liesa em documento oficial das notas do Carnaval 2025 - Divulgação
Erro de digitação da Liesa em documento oficial das notas do Carnaval 2025Divulgação
O erro aconteceu no requisito bateria, que constava que a agremiação de Duque de Caxias havia sido avaliada com três notas 10 e uma 9.9. No entanto, durante a apuração realizada na quarta-feira (5), a escola teve duas notas 9.9 nesse quesito.
Como a diferença entre a Grande Rio e a Beija-Flor foi de apenas um décimo, alguns perfis apontaram que a diferença entre as notas apontava um empate técnico. "A Grande Rio perdeu o Carnaval para a Beija-Flor por 0,1 - perdido em bateria. Hoje (quinta) a Liesa divulgou o que chamou de 'resultado oficial' e a planilha de notas. A surpresa: lá a Grande Rio não perdeu pontos em bateria (10/10/10 e um 9,9 descartado). Não é piada. Ou é. Sei lá", escreveu o jornalista Pedro Ivo.
"Então quer dizer que pelo mapa de notas da Liesa a Grande Rio só levou um 9.9 no quesito Bateria? Será que foi um erro de digitação ou o Jorge Perlingeiro se confundiu e leu a nota errada?", questionou uma outra pessoa que se identifica como torcedora da vermelho, verde e branco.
Outro perfil escreveu: "Gostaria de entender com nossa querida Liesa, o motivo da nota da Grande Rio em bateria ser diferente no site da que foi falada ontem durante a apuração".
A reportagem de O DIA questionou a Liga das Escolas de Samba, que esclareceu que houve um erro de digitação e que a correção foi feita no site.
A Grande Rio afirmou, na noite desta quinta-feira (6), que vai questionar as inconsistências à Liesa. "O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio informa que questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval", comunicou a escola. Confira o comunicado na íntegra abaixo.
Jurada esqueceu de lançar notas
Não foi apenas este incidente no Carnaval 2025 que gerou repercussão nas redes sociais. Na quarta-feira (5), durante a apuração, uma das juradas não deu nota para três das quatro escolas que desfilaram na terça-feira (4). No quesito Samba-enredo, a jurada Ana Paula Fernandes preencheu a súmula de notas apenas com um 10 para a Grande Rio, deixando o restante dos espaços, da Mocidade, Paraíso do Tuiuti e Portela, em branco.
Ao coordenador de jurados da organização do Carnaval 2025, ela disse que esqueceu de lançar as notas, mas escreveu as justificativas das pontuações em outro papel. No entanto, para que as notas fossem validadas era obrigatório que estivessem registradas na ficha oficial.