Grande Rio homenageou o Carimbó e a Encantaria, cultura típica do Pará, com o enredo "Pororocas Parawaras"Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Depois de o site da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) apresentar divergências na publicação oficial das notas do Carnaval 2025, a Grande Rio informou, na noite desta quinta-feira (6), que vai questionar a entidade sobre as inconsistências. No documento inicial publicado pela Liesa, a escola aparecia empatada com a Beija-Flor de Nilópolis, campeã deste ano.
"O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio informa que questionará todas as inconsistências durante a plenária oficial da entidade com as agremiações do Grupo Especial, que ocorrerá nesta sexta-feira. Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidade e torcedores da nossa escola. Estaremos sempre em busca dos esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval", comunicou a escola. Confira o comunicado na íntegra abaixo.
O erro aconteceu no requisito bateria, que constava que a agremiação de Duque de Caxias havia sido avaliada com três notas 10 e uma 9.9. No entanto, durante a apuração realizada na quarta-feira (5), a escola teve duas notas 9.9 nesse quesito. Como a diferença entre a Grande Rio e a Beija-Flor foi de apenas um décimo, alguns perfis apontaram que a diferença entre as notas sugeria um empate técnico.
A Liga das Escolas de Samba esclareceu que houve um erro de digitação e que a correção foi feita no site.
Duas campeãs em 2017
Em 2017, a Liesa decidiu dividir título do Carnaval do Rio entre Mocidade e Portela após um erro de um jurado. Na ocasião, a Mocidade havia perdido para a Portela por um décimo. No entanto, o décimo em questão se deu por um erro do julgador Valmir Aleixo, que penalizou a Mocidade pela ausência do destaque "Esplendor dos 7 Mares". Porém, esse destaque não constava do livro Abre-Alas, que é o roteiro oficial dos desfiles.
A confusão aconteceu porque a versão final do livro do desfile da Mocidade chegou à Liesa após a primeira etapa do curso de julgadores. Depois de votação entre os dirigentes do Grupo Especial, o campeonato dividido com a Azul e Branca. Foram sete votos a favor, quatro abstenções e apenas um contra, da Portela.