Dave Halls Divulgação

Rio - Em depoimento à polícia, o diretor assistente do filme 'Rust', Dave Halls confessou que não fez a inspeção completa da arma que entregou a Alec Baldwin, que matou acidentalmente a diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins, na última quinta-feira, dia 21. A informação é do 'The New York Times', desta quarta-feira.

Galeria de Fotos

Dave Halls Divulgação
Alec Baldwin e Halyna Hutchins Reprodução/Montagem
(FILES) In this file photo taken on April 01, 2019, US actor Alec Baldwin attends the premiere of "The Public" at New York Public Library in New York City. - Baldwin was the focus on October 22, 2021, of investigations into a shocking and deadly on-set tragedy, after the actor fired a prop gun that killed a cinematographer and wounded the director of a Western he was shooting in New Mexico. Halyna Hutchins and Joel Souza "were shot when a prop firearm was discharged by Alec Baldwin," the sheriff in Santa Fe said in a statement. Hutchins, 42, was transported to hospital by helicopter but died of her wounds, while Souza, 48, was taken by ambulance and was receiving treatment. (Photo by Angela Weiss / AFP) AFP
Alec Baldwin no set de filmagens de 'Rust' Reprodução Internet
Alec Baldwin Reprodução Internet
Halyna Hutchins morreu no set de filmagens de 'Rust', no Novo México, após o ator Alec Baldwin disparar acidentalmente uma arma cenográfica Reprodução Internet
Ainda segundo à publicação, Dave relata, em depoimento, que a armeira do filme, Hannah Gutierrez-Reed, entregou a arma aberta para que ele a inspecionasse, mas admite não ter checado todos os cartuchos. "Ele avisou que deveria ter checado todas elas, mas não checou, e não conseguia se lembrar se ele girou o tambor da arma", diz o registro do depoimento, obtido pelo jornal americano. Halls também disse se lembrar de ter visto apenas três cartuchos. 
Projétil de chumbo encontrado
O xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, e a promotora Mary Carmack-Altwies, deram uma entrevista coletiva sobre o caso envolvendo o Alec Baldwin, nesta quarta-feira. Na ocasião, o xerife confirmou que o ator usava uma arma carregada com munição real que não deveria estar no set. Na coletiva, Adan também informou que os investigadores recuperaram um projétil de chumbo que pode ter sido disparado da arma usada pelo ator Alec Baldwin.
A polícia conseguiu recuperar o projétil do ombro do diretor Joel Souza, que também foi atingido no incidente, pela equipe médica. Com a realização do exame de balística foi confirmado que a bala saiu da arma que estava com Alec, um revólver Colt de calibre 45. 
Mendonza ressaltou que "ainda é muito cedo para comentar acusações", já que a investigação ainda está em andamento. "Vamos determinar como essa arma chegou lá, onde não deveria estar", afirmou. O xerife que deixa claro que a investigação vai continuar e prisões podem ser feitas caso determinem que houve crime e causa provável. 
Diretor de fotografia já foi alvo de queixas anteriores
Em 2019, Dave Halls já teve o nome envolvido em queixas sobre segurança no uso de armas e pirotecnia em set de gravação. As reclamações foram de duas pessoas que trabalhavam com ele na época, segundo à rede americana CNN. Segundo elas, o assistente desrespeitava protocolos de segurança em relação aos equipamentos perigosos usados em cenas, bloqueios de saídas de incêndio e quando alguém se feria. Daves também foi acusado de ter um comportamento sexual impróprio com colegas.

Entenda o caso
 Alec Baldwin teria disparado tiros, acidentalmente, durante as filmagens de seu próximo filme, o faroeste "Rust", matando a diretora de fotografia, Halyna Hutchins, de 42 anos, e ferindo o diretor do filme, Joel Souza, de 48. Segundo Juan Rios, porta-voz do gabinete do xerife no Condado de Santa Fé, no Novo México, local das gravações, as circunstâncias do tiroteio estão sendo investigadas.

Rios disse que o tiroteio no Rancho Bonanza Creek aconteceu no meio de uma cena que estava sendo ensaiada. "Estamos tentando determinar, agora, como e que tipo de projétil foi usado na arma de fogo", disse ele, acrescentando que as autoridades não haviam entrado com nenhuma acusação contra ninguém da equipe de produção.

Pronunciamento do ator
Alec Baldwin usou o seu perfil oficial no Twitter, na tarde da última sexta-feira (22), para comentar a morte da diretora Halyna Hutchins. "Não há palavras para traduzir meu choque e tristeza diante da tragédia que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e colega profundamente admirada. Estou colaborando em tudo que posso com a investigação da policia", disse Alec.
Projetos cancelados
Alec Baldwin, 63 anos, decidiu cancelar alguns projetos e ficar longe dos holofotes após o acidente no set de filmagem de "Rust". É o que dizem pessoas próximas ao ator em entrevista à People. "Isso foi muito devastador", disse uma fonte à publicação. "É assim que ele lida com os tempos difíceis. Sempre que algo ruim acontece, no curto prazo, ele se afasta [dos] olhos do público", acrescentou. Ainda de acordo com a People, o ator ficou "histérico e absolutamente inconsolável por horas" após o disparo. "Todo mundo sabe que foi um acidente, mas ele está absolutamente arrasado", destacou a fonte. 
Ator apontava arma para a câmera quando houve disparo acidental
Alec Baldwin estava apontando a arma que disparou acidentalmente para uma câmera. A informação é do depoimento dado pelo diretor do longa, Joel Souza, para a polícia. O disparo acidental feriu Joel e matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins. "Joel afirmou que Alec estava sentado em um banco em um edifício de igreja, e ele estava praticando um saque (de arma) cruzado. Joel disse que estava olhando por cima do ombro de (Hutchins), quando ouviu o que parecia um chicote e um estalo alto", diz o depoimento, de acordo com o site "G1".