Foto: reprodução

Nos últimos anos, o mercado de Tecnologia da Informação (TI) sofreu uma expansão considerável. A área, repleta dos mais diversos setores, atrai os jovens devido à sua vivência direta com a tecnologia e às muitas oportunidades de vagas no mundo todo, a maioria delas com altos salários e benefícios como o home office.
Dentro da TI, um dos setores mais visados é o de desenvolvimento de softwares, no qual o seu principal instrumento de trabalho é a linguagem de programação. Hoje, existem muitas variações desses códigos, e eles exercem um papel fundamental dentro da internet e em áreas mais complexas, como a ciência de dados, coleta de informações e inteligência artificial.
Essa diversidade de linguagens pode confundir quem está adentrando no universo da TI agora. Porém, existem códigos mais simples, ideias para os iniciantes, e que mesmo possuindo essa facilidade, ganhou notoriedade entre os desenvolvedores. Um exemplo é a Python, uma das linguagens de programação mais utilizadas atualmente.
A Python é uma High Level Language (linguagem de alto nível), criada com a filosofia de valorizar o esforço humano sobre o computacional, e que apresenta um dinamismo e uma capacidade multiplataforma orientada a objetos. Por ser de fácil compreensão, ela ganhou popularidade até mesmo entre os profissionais que não se encaixam na área da programação, como cientistas de dados e engenheiros.
"Essa linguagem é muito usada em machine learning, além de ser facilmente escalável e de simples de leitura para o programador. A sua curva de aprendizagem é bem mais curta quando comparada a outras linguagens, como a Java, por exemplo", pontua Bendev Junior, programador e tech influencer.
O programador explica que a Python contém uma grama de bibliotecas - códigos externos que podem ser importados nos projetos para acrescentar valor ou fazer alguma ação específica - muito grandes. "Por exemplo, o Pandas é usado para manipulação de dados no Python, ou o Numpy, que é uma biblioteca para todos os tipos de operação matemática, tornando, assim, simples e rápido de criar uma aplicação", esclarece Bendev.
Em 2021, o código se manteve no topo das linguagens mais amadas pelos desenvolvedores, possibilitando que os profissionais que tivessem o conhecimento sobre ele fossem visados e valorizados no mercado. O tech influencer afirma que os atributos exigidos dependem do nível da vaga, e que, no mercado de TI, é preciso ter disciplina e inteligência emocional para saber lidar com decisões ou erros.
"Mas, sim, dominar ou conhecer o conceito básico para uma ou mais linguagem de programação é indispensável, até porque existem níveis de conhecimento na área, que são: Junior, Pleno, Sênior e Especialista. Porém, dependendo da sua escolha, você pode ir para Tech Lead por exemplo uma área mais de gestão, mas que ainda exige esse conhecimento", pontua o programador.
Para os que desejam se aventurar no universo dos códigos de programação, Bendev afirma que é necessário estar pronto para aprender, e que saber ouvir feedback faz parte no caminho para o crescimento profissional. Além disso, ele reforça a importância de cuidar da saúde emocional e física, especialmente aquelas que trabalham remotamente e passam o dia na frente do computador.
"Nunca deixar de se atualizar e entender que conhecimento é a única coisa que ninguém vai tomar de você. Porém, não ficar desesperado e ir com calma também é importante. Foque em uma linguagem e firme nela, e depois aprenda outras, mas sempre tenha dominância de uma para poder ter um ponto central", finaliza.
Você pode gostar